Curiosidade 17 Jan
Atualização (18/01/2024) - MR
Um YouTuber rodou o AnTuTu no Galaxy S24 equipado com o Exynos 2400 e no Galaxy S24 Ultra com o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy. A plataforma da Qualcomm venceu o duelo, mas não por tanta vantagem.
A Samsung finalmente revelou detalhes do Exynos 2400, como sua configuração de núcleos, GPU e NPU. Em alguns testes do Geekbench do ano passado, o chipset da sul-coreana chegou a ganhar uns confrontos, mas agora que os celulares foram lançados, a Qualcomm venceu o duelo preliminar.
O YouTuber vietnamita Khôi Ngọng testou o Exynos 2400 do Galaxy S24 e o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy do Galaxy S24 Ultra logo após a Samsung oficializar os aparelhos no evento Galaxy Unpacked 2024.
O Galaxy S24 com Exynos 2400 obteve 1.699.940 pontos na plataforma de benchmark AnTuTu, enquanto o Galaxy S24 Ultra ficou na casa dos 1.819.945 pontos, uma vantagem de 7% em desempenho.
Apesar de os testes serem realizados em hardware com software instável, vale frisar que ambos estão na mesma condição, com o Galaxy S24 e Galaxy S24 Ultra obtendo desempenho abaixo do esperado, algo que deve ser corrigido em futuras atualizações.
Anteriormente, o Snapdragon 8 Gen 3 ultrapassou os 2 milhões de pontos no AnTuTu, algo que não acontece com o Galaxy S24 Ultra, talvez por sua quantidade de RAM. Seria interessante também testar o Exynos 2400 com firmware otimizado e sistema de resfriamento eficiente.
Atualização (09/01/2024)
Faltam apenas alguns dias para a apresentação oficial da linha Galaxy S24 por parte da Samsung. Mesmo assim, os vazamentos seguem aparecendo e dessa vez têm como foco as plataformas que forneceram o poder de fogo dos dispositivos. Vale lembrar que versões com chips Snapdragon e Exynos serão comercializadas pelo mundo.
Conforme noticiado pelo portal Winfuture mostra que os Estados Unidos e alguns outros mercados receberam a versão com a plataforma da Qualcomm: o Snapdragon 8 Gen 3. Nesse sentido, ele chegará em uma versão específica para a linha Galaxy, assim como aconteceu nos lançamentos da marca de 2023.
Porém, assim como noticiado anteriormente, nem todos os núcleos do componente irão operar com um leve overclock. No caso, os dois clusters dos núcleos Cortex-A720 rodam a 3 GHz e 3,2 GHz na versão padrão, enquanto o modelo dos celulares da Samsung irão operar a 2,9 GHz e 3,1 GHz. Do mesmo modo, os núcleos Cortex-A520 terão frequências máximas de 2,2 GHz ao invés de 2,3 GHz.
De modo geral, no entanto, a plataforma promete entregar uma velocidade máxima de 3,39 GHz, sendo ligeiramente acima dos 3,3 GHz do SoC em sua versão tradicional. No mundo real, esses detalhes técnicos não devem impactar na performance dos smartphones, e nem todo mundo irá perceber, mas a diferença existe.
Detalhes do Exynos 2400
O chip Exynos 2400, por sua vez, deve ser implementado na versão europeia dos topos de linha da Samsung. Dessa forma, os vazamentos mostram a aplicação de uma velocidade de 3,2 GHz no núcleo mais forte do dispositivo, enquanto os dois clusters dos núcleos Cortex-A720 irão trabalhar com velocidades de 2,6 GHz e 2,9 GHz. Os núcleos Cortex-A520 terão 1,95 GHz de velocidade.
Segundo a fonte, a diferença em termos de desempenho deve variar entre 3% e 5%. A linha Galaxy S24 deve ser apresentada pela Samsung no dia 17 deste mês e o evento também deve contar com novos carregadores e um design com tela plana na variante Ultra da linha.
Matéria Original (08/01/2024)
O Galaxy S24 Ultra será o único smartphone dessa geração que deve contar com chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 em todos os mercados, mas alguns usuários podem se decepcionar com a "estratégia" adotada pela fabricante sul-coreana.
Isso porque fontes informam que a Samsung deve usar duas versões diferentes do chip Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy. A principal terá núcleo Cortex-X4 rodando a 3,40 GHz, sendo que o aparelho com essa versão será vendido no mercado B.
Para quem não conhece, a letra B pode representar o mercado europeu e também algumas regiões como a América Latina, por exemplo.
A segunda variante do Snapdragon 8 Gen 3 tem clock de 3,3 GHz no núcleo principal e ela será vendida nos mercados N e U, que podem representar os países Estados Unidos (U) e Coreia do Sul (N).
Curiosamente, caso esse rumor se confirme, os principais mercados da Samsung devem receber um Galaxy S24 Ultra "mais lento" que no resto do mundo.
Por enquanto, a Samsung não comenta o assunto. Logo, salientamos que tudo deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.
De toda forma, o lançamento oficial da linha S24 está marcado para a próxima semana, sendo que neste fim de semana tivemos o vazamento de imagens reais do S24 Ultra, confirmando todos os seus detalhes estéticos.
Acredita que esse rumor pode se confirmar? Conte para nós a sua opinião e expectativa aqui no campo dos comentários.
Comentários