Tech 27 Dez
Clientes chineses que compravam chips de IA da NVIDIA começaram a rejeitar as opções da fabricante após os Estados Unidos limitar o poder de processamento das unidades que podem ser fornecidas ao país.
Segundo o Wall Street Journal, empresas como Alibaba e Tencent já avisaram a NVIDIA que não tem interesse nos chips que trazem desempenho "capado" para atender às exigências dos EUA.
Isso porque essas empresas e outros clientes consideram que é melhor comprar soluções chinesas oferecidas pela Huawei, que até pode ser inferior ao oferecido nos EUA, mas já é o suficiente para suas ferramentas de IA.
Analistas de mercado dizem que, apesar de todo o esforço da NVIDIA, a empresa pode perder mercado na China para fabricantes locais.
Citando como exemplo a Huawei, rumores dizem que a companhia já recebeu a encomenda de 5.000 unidades do seu chip Ascend 910B AI, algo que pode criar problemas para a NVIDIA.
A lógica chinesa é simples: se é para ficar com um chip que tem desempenho inferior, melhor comprar de uma empresa local para ajudar e incentivar o desenvolvimento de soluções avançadas.
Por enquanto, a NVIDIA não comenta o assunto, mas as portas da China podem se fechar para concorrentes como AMD e Intel, uma vez que elas também precisam vender chips "capados" para os chineses.
Logo, a tendência é de que fabricantes da China comecem a criar novas soluções para abastecer a grande demanda interna.
Comentários