LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dimensity 9400 chegará no quarto trimestre do ano, diz CEO da MediaTek

31 de janeiro de 2024 8

Atualização (31/01/2024) - RS

A plataforma Dimensity 9400 deve ser lançada pela MediaTek no final deste ano. Pelo menos, é o que informa o CEO da empresa, Rick Tsai, que falou sobre o assunto e, mesmo que não tenha falado sobre o desempenho do chip, deu algumas pistas sobre qual será a sua estrutura, além de dizer que ele será capaz de executar funções com base em inteligência artificial.

Como você já deve saber, o novo chip da companhia usará a tecnologia de segunda geração do processo de 3 nanômetros da TSMC. Além disso, a produção deve seguir a mesma linha adotada pelo seu antecessor, o Dimensity 9300. Nesse sentido, o modelo foi lançado sem contar com núcleos de eficiência.

Esse movimento deu resultado e gerou um acréscimo de performance do SoC no quesito multi-core. Portanto, a MediaTek seguirá com essa ideia e usará um design que inclui CPUs ARM e um núcleo Cortex-X5. No mais, ele terá outros três núcleos Cortex-X4 e quatro núcleos Cortex-A720 em sua estrutura.

Sobre o lançamento do novo chip, ele deve chegar na mesma época do rival Snapdragon 8 Gen 4, da Qualcomm. Afinal, o CEO afirmou que ele será lançado no quarto trimestre deste ano. Do mesmo modo, espera-se continuidade na implementação de algumas tecnologias que já apareceram no modelo da geração anterior, como o suporte a memórias LPDDR5T.


Esse suporte é importante, visto que o uso de recursos que envolvem IA requer memórias RAM mais rápidas no aparelho. O nome Dimensity 9400 ainda não é oficial devido à falta de confirmação da empresa, que se refere ao chipset somente como o seu modelo topo de linha. Mas, esse e outros detalhes devem ser anunciados no futuro.

Veja também: os produtos compatíveis com Wi-Fi 7 apresentados pela MediaTek durante a CES 2024.

Matéria Original (24/01/2024)

A fabricante taiwanesa MediaTek revelou a sua plataforma flagship Dimensity 9300 em novembro do ano passado. Além de trazer diversas tecnologias modernas, promete desempenho de alto nível.

Diversos flagships utilizam o chipset, como OPPO Find X7, iQOO Neo 9 Pro e a linha vivo X100. Agora, novas informações sugerem que a Dimensity 9400 já está em desenvolvimento e alguns detalhes foram revelados.

Em uma postagem na rede social chinesa Weibo, Digital Chat Station disse que o Dimensity 9400 da MediaTek irá utilizar a segunda geração da litografia de 3 nanômetros da TSMC e utilizar as unidades de CPU e GPU mais modernas da ARM.

Segundo o informante, o processador será extremamente poderoso e com o ótimo desempenho obtido pelo Dimensity 9300, a tendência é que mais fabricantes utilizem a nova plataforma da MediaTek em seus flagships.

Reprodução: The Tech Outlook.

A disputa será interessante, já que a Qualcomm, maior rival da MediaTek, também trabalha no Snapdragon 8 Gen 4, que irá utilizar a mesma geração da litografia 3 nanômetros do Dimensity 9400.

Segundo rumores, o Snapdragon 8 Gen 4 terá arquitetura com núcleos Oryon e vir equipado nos flagships Xiaomi 15 e Samsung Galaxy S25 Ultra.

Vale lembrar que no ano passado, a Xiaomi foi a primeira empresa de celulares a trazer a plataforma flagship da Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 em seus dispositivos. É possível que a fabricante chinesa utilize essa abordagem novamente, oficializando a linha Xiaomi 15 em outubro ou novembro.

Veja também


8

Comentários

Dimensity 9400 chegará no quarto trimestre do ano, diz CEO da MediaTek
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos