LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Opera One: navegador focado em IA será lançado em breve para o iOS na Europa

30 de janeiro de 2024 0

Em um comunicado divulgado à imprensa nesta terça-feira (30), a Opera comemora a decisão da Apple de permitir a instalação de navegadores baseados em outras arquiteturas além da engine WebKit, a mesma do Safari. A mudança foi anunciada pela gigante de Cupertino após a União Europeia aprovar a Lei de Mercados Digitais da Europa (DMA), que fomenta a competitividade.

A partir de março, a Maçã será obrigada a cumprir a lei e se adequar as novas diretrizes. Com isso, usuários do iOS na Europa poderão baixar futuramente o Opera One, browser com recursos centrados em inteligência artificial (IA). Na App Store, é possível encontrar a versão tradicional do Opera e aproveitar o chatbot Aria, mas o One deve incluir ainda mais funções.

A empresa não disse quando o Opera One será liberado no iPhone, mas confirmou que o lançamento acontecerá "nós próximos meses" chegando apenas a partir de março. A abertura do ecossistema iOS para mecanismos de navegadores alternativos permite que os desenvolvedores de browsers criem produtos realmente exclusivos, assim como no Android.

"Como principal desenvolvedora de navegadores europeia, abraçamos as mudanças introduzidas pela DMA, visando promover a concorrência e oferecer aos usuários uma seleção mais diversificada de navegadores no iOS. Pretendemos cumprir isso com o Opera One com IA para o iOS", disse Jørgen Arnesen, EVP Mobile na Opera.

Interface do Opera One no Windows. | Imagem: Reprodução.

Outras empresas também devem aproveitar a abertura do ecossistema para lançar soluções próprias. Apesar de seu entusiasmo em liberar o Opera One para o iOS, é importante destacar que a quota de mercado da Opera está muito atrás do Safari. Números da Statcounter revelam que a disparidade é de 22,43%, com Maçã liderando.

Confira abaixo:

Veja também


0

Comentários

Opera One: navegador focado em IA será lançado em breve para o iOS na Europa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2