Apple 21 Fev
O Plantão TC está no ar com as principais notícias e destaques do universo da tecnologia. Se você perdeu alguma novidade, não teve tempo de acompanhar o noticiário ou busca apenas um "resumão" de tudo o que rolou no mercado, aqui você vê tudo isso e muito mais.
Na edição desta semana nós vamos destacar o possível design final do iPhone 16 padrão e também alguns celulares que a Honor pode vender no Brasil.
Além disso, tem também um executivo da OnePlus dizendo que os celulares não aguentam 7 anos de atualizações e a Samsung confirmando quais recursos baseados em Inteligência Artificial devem chegar na linha Galaxy S23.
Segundo informações divulgadas na última semana, o Android 15 passará a forçar o uso de 100% da tela em aplicativos que não fizerem isso por padrão. Ou seja, algo pensado para evitar aquelas barras pretas na tela.
A novidade já consta no código interno do Android e um teste mostrou que o recurso funciona bem em aplicativos que dependem apenas de texto, como o Gmail ou Keep.
Contudo, ainda não sabemos se o Google vai mesmo implementar essa novidade.
A Samsung confirmou quais recursos baseados em Inteligência Artificial devem chegar na linha Galaxy S23. Segundo a empresa, os aparelhos terão suporte ao Live Translate, Note Assist, Photo Assist e o Circule para Pesquisar.
Explicando melhor, o Live Translate permite traduzir conversas em tempo real via ligações, mensagens digitadas em aplicativos e até ao falar com alguém frente a frente.
O Photo Assist permite que você remova, troque objetos de lugar e vire suas fotos gerando áreas que não estavam presentes para manter a resolução original.
O Note Assist usa inteligência artificial para criar resumos, sumarizar e organizar ideias e anotações criadas no Samsung Notes com apenas um toque.
Por enquanto, a Samsung ainda não confirmou uma data exata para liberar essas funcionalidades, uma vez que elas estão em testes. De toda forma, os Z Fold 5, Flip 5 e S23 FE também devem receber essas novidades em breve.
Em entrevista publicada nesta semana, Kinder Liu, COO e presidente da OnePlus, disse que os celulares não aguentam mais do que 4 novas versões do sistema. Por isso, a empresa vai manter o esquema de quatro versões do Android com um ano extra de updates de segurança.
Para justificar essa escolha da OnePlus, o executivo ainda enfatizou que testes realizados com a TÜV SUD revelaram que os smartphones não conseguem manter o mesmo nível de desempenho após 4 anos de uso ao receberem novas versões do Android.
Ele também alfinetou a concorrência ao dizer "Quando nossos concorrentes dizem que sua política de software durará sete anos, lembre-se de que a bateria de seu telefone pode não durar".
Por outro lado, é preciso lembrar que a troca de bateria é algo que as empresas devem oferecer durante esses sete anos, sendo que o Google diz que o comportamento do consumidor deve mudar nos próximos anos, uma vez que o suporte mais longevo vai fazer muita gente ficar mais tempo com o seu smartphone.
A Microsoft pretende mudar a sua estratégia com a nova geração do Xbox, que pode chegar em 2026. Segundo informações compartilhadas nesta semana, os planos da gigante de Redmond incluem lançá-lo em dois modelos diferentes.
O primeiro modelo, o mais caro, seguirá o padrão dos consoles tradicionais, semelhante ao Xbox One e Xbox Series X.
A versão mais acessível será um dispositivo portátil, de certa forma, um competidor para o Nintendo Switch. A ideia é oferecer suporte aos jogos do Xbox, mas também para títulos em nuvem. Ele virá com controles integrados e uma tela sensível ao toque.
Essa seria uma mudança radical no modelo de negócio da empresa, além de uma expansão na concorrência para o mercado de dispositivos portáteis. É claro que qualquer movimentação em relação a isso, enquanto a Microsoft não fizer um anúncio, é apenas especulação.
A Honor está na iminência de lançar seus produtos de forma oficial aqui no Brasil.
Isso porque o site da empresa confirmou que os modelos Honor Magic 6 Lite, Honor Magic 5 Pro, Honor Magic 5 Lite, Honor 90, Honor X8b e Honor X7b devem ser vendidos por aqui.
A empresa também pretende comercializar alguns tablets, como o Honor Pad X9 LTE e o Honor Pad 8, além de notebooks da linha Honor MagicBook de 14 polegadas.
Outro destaque importante inclui o relógio inteligente Honor Watch 4. Contudo, a empresa ainda não deu uma data exata para início das vendas e tampouco confirmou os preços dos aparelhos.
Um novo vazamento divulgado nesta semana revelou que os modelos iPhone 16 e 16 Plus devem ganhar uma mudança estética considerável no seu módulo de câmeras, deixando de lado a solução atual para uma abordagem na vertical.
Além disso, o módulo de câmeras deixará de ser quadrado para adotar algo próximo do iPhone X, com duas lentes verticais dentro de uma pílula menor.
Outro destaque importante é a implementação de um novo botão de captura para que o usuário possa tirar fotos facilmente, além do botão de ação que já existe na atual linha iPhone 15 Pro.
Por fim, o analista Ming-Chi Kuo revelou recentemente que os aparelhos deste ano devem ganhar telas maiores, passando para displays com 6,3 e 6,9 polegadas.
Contudo, como a Apple não comenta o assunto, salientamos que tudo ainda permanece no campo dos rumores.
Comentários