Economia e mercado 18 Fev
A Apple continua tendo dificuldades para vender a linha iPhone 15 na China e muitos analistas de mercado acreditam que isso é consequência direta das escolhas feitas pela própria empresa de Cupertino.
Segundo dados divulgados recentemente para investidores, a Apple confirmou que 30% das receitas do iPhone vem da China, sendo que no último trimestre a companhia viu as remessas caírem 13%. Logo, os analistas acreditam que a Apple está correndo perigo.
E o maior motivo para essa queda está no retorno da Huawei ao mercado de smartphones com rede 5G. A chinesa tem boa reputação entre o público e a linha Mate 60 mostra que há um grande mercado a ser explorado, sendo que muitos consumidores deixaram de lado a intenção de comprar um iPhone.
O analista Ming-Chi Kuo também listou outro motivo para essa queda nas vendas do iPhone: a "mesquinharia" da Apple. Enquanto a maioria dos smartphones intermediários já contam com tela com taxa de atualização de 120 Hz, a empresa americana segue vendendo os iPhone 15 e 15 Plus com apenas 60 Hz.
Além disso, outros cortes feitos nas especificações acabam afastando o consumidor chinês que tem menor poder aquisitivo, uma vez que ele pode ter um "smartphone completo" comprando da concorrência.
Os chineses ligam muito para as especificações e para os números. Por isso, muitas empresas apostam em câmeras de 200 MP, carregamento de 150W e outros "exageros".
A TrendForce ainda reforça que a falta de um iPhone dobrável no catálogo da Apple é outro motivo relevante para a queda nas vendas. Por mais que os smartphones dobráveis não chamem tanto a atenção no ocidente, o público chinês "comprou a ideia" e a demanda por esses dispositivos tem aumentado exponencialmente.
Por isso, o atraso da Apple no segmento vai liberando espaço para que fabricantes chinesas preencham a lacuna com suas opções. Alguns analistas afirmam que isso deve resultar em um recorde no lançamento de dobráveis na China.
Até o momento, a Apple não comentou o assunto. Ainda assim, a previsão do mercado é de que a empresa comece a perder força na China e isso pode ser piorado caso a linha iPhone 16 não entregue recursos que se destaquem.
Comentários