LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Meta: Justiça de SP suspende decisão que impediria uso do nome pela dona do Facebook no Brasil

18 de março de 2024 14

Atualização (18/03/2024) - FM

A Meta — empresa que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp — conseguiu a suspensão de uma ordem judicial que a proibiria de utilizar a marca no Brasil. A decisão que impediria o uso do nome “Meta” ocorreu após a Meta Serviços em Informática S/A, empresa brasileira, registrar queixa sobre uma possível violação de sua propriedade intelectual.

A decisão favorável à gigante estadunidense foi tomada na quinta-feira (15). A suspensão ocorre após os advogados da empresa fundada por Mark Zuckerberg alegarem que a proibição poderia gerar indisponibilidade temporária de seus serviços no país, afetando usuários e empresas que se comunicam através de suas plataformas.

Logotipo da Meta Platforms, dona do Facebook e Instagram (Imagem: Reprodução/Meta)

Ainda de acordo com a defesa da Meta Platforms, a companhia norte-americana já contava com 12 registros válidos concedidos pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) — o mesmo órgão que atribuiu, em 2008, direitos de marca à empresa brasileira.

Conforme argumentam os escritórios de defesa da big tech, a Meta Serviços em Informática S/A levou mais de dois anos — período que correu desde a mudança do nome de “Facebook Inc.” para “Meta Platforms” para levar o caso ao tribunal. Além disso, a companhia brasileira não teria apresentado “qualquer prova de confusão” de seus consumidores.

“Suas alegações de confusão não são suficientes para justificar uma ordem judicial tão drástica no momento inicial do processo”, afirma a defesa da Meta Platforms.

Em sua decisão original, anunciada no final de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) havia estabelecido que a empresa norte-americana deixasse de utilizar a marca “Meta” no Brasil em até 30 dias.

A Meta Serviços em Informática S/A defendia que, por conta da confusão entre os nomes, precisou lidar com reclamações erroneamente feitas pelos usuários na internet e centenas de processos judiciais que lhe foram direcionados por engano, quando deveriam ser destinados à Meta Platforms, de Mark Zuckerberg

Texto original (01/03/2024)

Meta é proibida de usar o próprio nome no Brasil por determinação da Justiça de SP

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou que a Meta — dona do Facebook, Instagram e WhatsApp — não poderá mais utilizar seu próprio nome no Brasil. A decisão das autoridades atende após queixa de uma empresa brasileira, a Meta Serviços em Informática S/A, que detém o registro do nome desde 2008.

A companhia brasileira, que atua no mercado há mais de 30 anos, afirma que, desde a mudança do nome do Facebook Inc. para Meta em 2021, seu departamento jurídico precisou lidar com centenas de processos judiciais que lhe foram direcionados por equívoco, quando deveriam ser destinados à gigante de tecnologia norte-americana.

Meta era conhecida antes como "Facebook Inc." (Imagem: Reprodução)

“Em nossos canais oficiais na internet, são recebidas mensagens de ódio, reclamações e solicitações indevidas de pessoas que pensavam estar se direcionando à empresa americana”, declarou a companhia nacional em nota ao g1.

Eduardo Azuma Nishi, Cesar Ciampolini e Fortes Barbosa, desembargadores do caso, determinam que a empresa fundada por Mark Zuckerberg deixe de utilizar a marca no país em até 30 dias. Estipularam ainda a aplicação de multa diária de R$ 100 mil, caso a big tech não cumpra a ordem após expiração do prazo.

A Meta (brasileira) é uma empresa de desenvolvimento de softwares fundada em 1990, e solicitou registro de marca ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em 1996. Os direitos foram concedidos em 2008. Atualmente, a companhia possui escritórios em diferentes estados do Brasil, nos Estados Unidos e no Canadá.

Nishi, relator do caso, afirma que a coexistência de ambas as marcas será inviável no Brasil, primordialmente ao considerar que as duas atuam no mercado de tecnologia.

Mudança de nome de “Facebook” para “Meta”

Mark Zuckerberg anunciou, durante evento realizado em 2021, a mudança de nome do “Facebook Inc.” para “Meta Platforms”. Na ocasião, o fundador e diretor-executivo da empresa afirmou que a antiga marca estava “ligada a um produto que não representa” todo seu ecossistema, que englobam também óculos inteligentes, metaverso e IA.

Com o rebatismo da empresa, sua estratégia foi ressignificada. Seu portfólio de headsets de realidade mista, por exemplo, substituíram a marca “Oculus” por “Meta”. A empresa também passou a evidenciar seus serviços de inteligência artificial que, hoje, são algumas de suas principais operações. As redes sociais não sofreram grandes mudanças.


14

Comentários

Meta: Justiça de SP suspende decisão que impediria uso do nome pela dona do Facebook no Brasil
  • Com todo respeito à dona original da patente do nome, a quem dou total razão. Mas é um nome FEIO. O facebook mudou o nome numa época que precisava distrair o mercado porque o nome "facebook" estava ficando tóxico pelo enorme número de processos. E tenho QUASE CERTEZA que escolheram "Meta" de propósito, pois deve haver várias outras no mundo com esse nome. Criar confusão é típico do feiçebuque, e daí o dinheiro fala mais alto como sempre. Se alguém hoje tentasse usar o nome Meta para um quiosque de sucos, seria extinto da face da terra pelos advogados do feiçebuque.

      • Ju$$$$tiça

          • Título de matéria nojento

            • Envie email para a Meta dona do Facebook mudar seu nome para 'MetaUSA' em menção de ser dos Estados Unidos, seria incrível, eu AMO essa empresa! E usar com diginidade e criatividade é importante!

                • Desinteressante, não é porque é dos EUA que vai colocar MetaUSA, seria um nome meio ridículo de se colocar. Acho que a Justiça Brasileira determina que a palavra Meta seja trocada por qualquer outra coisa.

                  • Típicas pessoas que pesquisam alguma coisa por 10 minutos e já querem destruir completamente essa coisa

                      • As big techs acham que podem tudo. Não se deram ao luxo de ao menos pesquisar se não havia outra empresa já registrada com o nome?

                        • "solicitou registro de marca ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em 1996. Os direitos foram concedidos em 2008"
                          12 anos para aprovação de um registro, esse país é uma piada, por essa e outras que existe o processo entre a Apple e a Gradiente pela disputa do nome IPhone e agora mais um

                            • Pelo titulo, parece que o TC já tomou partido a favor da Meta Platforms. Será que ela é a dona do nome Meta? E a Meta brasileira?

                                • Ela é uma empresa de grande atuação no mercado internacional de tecnologia, é meio comum que seja a mais apoiada por pessoas ou comunidades de tecnologia, visto também que as empresas nacionais são tratadas como um "nada".

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Especiais

                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                  Software

                                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2