Curiosidade 20 Mar
O maior processo antitruste contra a Apple está sendo preparado nos Estados Unidos e tudo indica que o Departamento de Justiça deve ingressar com a demanda em breve em algum tribunal federal.
Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, a ação deve ser resultado de uma investigação iniciada em 2019 e ela será tão grande quanto os processos movidos contra Google, Amazon e Meta.
Os reguladores dos Estados Unidos devem questionar todo o ecossistema fechado de produtos da Apple. Para isso, Spotify, Basecamp, Meta, Epic Games e outros concorrentes foram ouvidos.
Pessoas que possuem acesso aos trâmites internos do Departamento de Justiça dizem que os EUA podem acabar exigindo que a Apple implemente as mesmas medidas que está anunciando na União Europeia.
Ou seja, a empresa será obrigada a permitir que os usuários possam instalar aplicativos por fora da App Store ou usar lojas de terceiros, a diminuir a cobrança de taxas dos desenvolvedores e abrir o NFC do iPhone para terceiros.
Além disso, os investigadores também podem exigir que o Apple Watch seja compatível com smartphones Android, bem como a abertura total do iOS para concorrentes do iMessage.
o DoJ planeja argumentar que a Apple usou práticas ilegais para manter uma posição dominante no mercado, bloqueando os concorrentes de usar recursos de hardware e software no iPhone.
Por enquanto, não há uma data para que o processo seja apresentado, mas tudo indica que a Apple terá grandes problemas pela frente.
Comentários