23 Maio 2024
Mesmo com apenas um ano de vida, o programa de compartilhamento de receita do YouTube Shorts já é responsável por 25% do faturamento de criadores de conteúdo que utilizam a ferramenta.
Você vai reconhecer o Shorts como o “TikTok do YouTube”, já que ele tem o mesmo funcionamento de sua contraparte chinesa: vídeos de curta duração e apresentação vertical (modo Retrato) com duração média de 24h. O formato foi lançado em 2021, mas apenas em 2023 é que ele se tornou “monetizável”.
De acordo com o Google, dono da plataforma, o YouTube Shorts já conta com média de 70 bilhões (sim, com “b”) de visualizações diárias, e como se não bastasse, 80% dos criadores participantes afirmam terem obtido novas vias de faturamento – como financiamentos e doações – por meio dele.
“Isso significa que o YouTube Shorts está abrindo portas para que criadores ganhem dinheiro de outras formas na plataforma, e eles estão recebendo esses dividendos”, disse a empresa em um blog oficial. “Hoje, o YouTube é a única plataforma que oferece aos criadores a opção de publicar conteúdo entre diversos formatos (Shorts, video sob demanda, lives, podcasts e áudio) e ser remunerado através de várias vias de faturamento.”
A postagem no blog oficial ainda conta com depoimentos de diversos criadores, tecendo elogios ao YouTube Shorts. Finalmente, o texto reconhece o sucesso da plataforma e sinaliza a expectativa de maior crescimento, dada a juventude do Shorts no programa de recompensas a criadores.
Comentários