
Curiosidade 08 Abr
09 de abril de 2024 0
O Google anunciou, nesta terça-feira (9), o seu novo processador para data centers: chamado “Axiom”, o componente foi construído sob o design da solução Neoverse, da ARM, e promete entregar até 30% mais desempenho que seus concorrentes na mesma categoria – e 50% acima de competidores que usam outras arquiteturas.
Com o lançamento, a empresa de Mountain View entra em competição direta com a Microsoft e a Amazon: ambas as empresas têm soluções baseadas em ARM para as plataformas Azure e Amazon Web Services (AWS), respectivamente.
Vale citar, no entanto, que o Google apenas prometeu o acréscimo de performance, mas não forneceu nenhuma evidência dele.
Isso porque o anúncio foi feito em um evento a portas fechadas, onde o Google teria mostrado benchmarks comparando o Axiom a outros produtos – entre concorrentes diretos e processadores X86, por exemplo – mas sem citar as fontes dos testes ou mesmo a qual instância do X86 o seu componente estava sendo comparado.
Membros da imprensa americana que foram convidados para o evento, como o Techcrunch, levantaram essas questões ao Google, que declinou respondê-las nesse primeiro momento. Segundo a porta-voz da empresa para o setor corporativo, Amanda Lam, a documentação técnica do Axiom “será disponibilizada em uma data posterior”.
O Google também não informou a data de disponibilidade do Axiom, nem tampouco preço ou condições de aquisição.
O que o Google disse é que o Axiom tem uma fundação em código-aberto, então clientes atuais da Google Cloud poderão migrar suas instâncias de trabalho ao novo sistema de processamento.
A empresa de Mountain View prometeu mais novidades nos próximos meses.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários