Curiosidade 11 Abr
A Apple pode lançar novos Macs com chip M4 no fim deste ano. Segundo o analista Mark Gurman, a fabricante de Cupertino já tem feito alguns testes internos com os dispositivos, sendo que o maior foco deste ano será no processamento local de Inteligência Artificial.
Os primeiros dispositivos a contar com chip M4 serão o iMac, MacBook Pro de 14 polegadas, MacBook Pro de 16 polegadas e Mac Mini.
Por outro lado, os MacBook Air de 13 e 15 polegadas só devem ser atualizados no começo 2025, enquanto o Mac Studio e o Mac Pro ficam para o segundo trimestre de 2025.
Como esperado, neste ano a Apple deve apresentar os chips M4, M4 Pro e M4 Max e eles devem trabalhar com até 512 GB de memória unificada (RAM). Ou seja, um salto substancial em relação aos 192 GB disponíveis atualmente.
Apesar da mudança de nomenclatura, os chips M4 devem seguir seus antecessores e continuarem sendo produzidos dentro do processo de 3 nanômetros da TSMC.
A maior diferença é que a taiwanesa pode usar uma versão aprimorada de montagem em 3 nm, algo que deve resultar em mais desempenho e eficiência energética.
Nesta geração, também há uma expectativa de que os novos Macs com M4 tenham ao menos 12 GB de memória unificada (RAM) por padrão, uma vez que atualmente os dispositivos com M3 começam em 8 GB.
No entanto, como a Apple não comenta o assunto, tudo permanece no campo dos rumores.
Comentários