Tech 29 Abr
O retorno da Huawei ao mercado de smartphones 5G da China tem causado grandes problemas para a estratégia de vendas da Apple. Isso porque a Counterpoint divulgou um novo relatório apontando uma queda de 19,1% no envio de smartphones da empresa de Cupertino.
Os números foram coletados no primeiro trimestre deste ano e ainda não estão consolidados, mas apontam que a situação da Apple vem piorando consideravelmente desde o fim do ano passado.
Por outro lado, a Huawei surpreende com a sua forte retomada, uma vez que a chinesa viu suas vendas aumentarem 69,1% no mesmo período analisado.
Os dados levam em consideração apenas as vendas da linha Mate 60, uma vez que a família Pura 70 acabou de ser lançada.
Para analistas de mercado, a Apple está cada vez mais perto de perder a sua liderança no segmento de smartphones premium dentro da China e a Huawei será a responsável por essa mudança.
Isso porque a participação geral de mercado da Apple também tem decaído, chegando a 15,7% nos primeiros três meses de 2024, sendo que esse número era de 19,7% em 2023.
Já a Huawei viu sua participação subir de 9,3% em 2023 para 15,5% em 2024. Ou seja, falta muito pouco para a chinesa conquistar o lugar da sua principal concorrente.
Cabe lembrar que, em busca de contornar o problema, a Apple fez o impensável: promoções com a linha iPhone 15. Contudo, ao que tudo indica, isso não foi o suficiente para "estancar a sangria".
A falta de recursos de Inteligência Artificial e de novidades de hardware nos novos iPhones tem desanimado os chineses e Ming-Chi Kuo acredita que esse cenário pode se repetir na linha iPhone 16.
Comentários