LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung pode encerrar parceria com AMD e criar sua própria GPU para o Exynos

18 de junho de 2024 40

Atualização (18/06/2024) - MR

A Samsung vem usando as GPUs Xeclipse em colaboração com a AMD nas suas plataformas Exynos. Elas utilizam RDNA para oferecerem desempenho mais avançado com a tecnologia ray tracing.

Entretanto, no mês passado, o informante @rquandt indicou que a Samsung poderia encerrar a parceria com a AMD em 2025, com a sul-coreana planejando lançar suas plataformas flagship com uma GPU própria. Agora, novas informações corroboram esse rumor e trazem mais informações.

O site sul-coreana Naver traz um artigo do repórter Jinsol Lee que revela um encontro do conselho diretor da Samsung que discutiu a possibilidade de investir em GPUs, com apoio do comitê de gestão.

No nível de gerencialmente, o investimento em GPU visa expandir a competitividade da empresa no mercado e ampliar a sua infraestrutura de tecnologia da informação. Até o momento, a Samsung estava investindo em processadores e fundição, sendo a primeira vez que a empresa decide investir em GPUs desde 2012.

Reprodução: Samsung.

Com o desenvolvimento de sua própria GPU, a Samsung irá concorrer diretamente com a Adreno e Mali, além de trazer mais controle sobre os produtos da marca e reduzir custos na produção.

Porém, rumores apontam que o Exynos 2500 ainda terá GPU com RDNA, Xclipse 950. Entretanto, é possível que ela não seja utilizada na linha Galaxy S25, já que a empresa deve optar novamente apenas pelo Snapdragon 8 Gen 4.

Texto original - 04/05/2024

A Samsung estaria planejando encerrar sua parceria com a AMD e se aventurar de forma independente no desenvolvimento de núcleos de GPU customizados para o Exynos, sua linha de processadores para celulares e tablets, segundo informações compartilhadas pelo vazador Roland Quandt na última sexta-feira (04).

O informante afirma que a Samsung está preparando o lançamento de chips para smartphones com sua própria GPU para 2026 — ano em que deixaria de utilizar a arquitetura RDNA da AMD. Com isso, é esperado que a parceria entre as empresas seja mantida até o próximo ano com o lançamento do Exynos 2500, que deve ser utilizado no Galaxy S25.

(Imagem: Reprodução)

Com isso, deduz-se que um suposto “Exynos 2600” tenha um novo design de GPU desenvolvido pela Samsung. Essa estratégia acirraria sua disputa com a Qualcomm, que também aposta em soluções proprietárias com sua GPU Adreno — que, coincidentemente, é baseada em tecnologias da extinta ATI, uma empresa adquirida pela AMD em 2006.

A GPU Xclipse, resultado do trabalho conjunto entre Samsung e AMD, equipa o Exynos 2200 e 2400. O primeiro conta com uma GPU baseada em RDNA 2; o segundo, baseada em RDNA 3. Ainda não há informações sobre a arquitetura que será utilizada no Exynos 2500, uma vez que a AMD está preparando o lançamento de duas versões: RDNA 3+ e RDNA 4.

Cabe lembrar que, além de celulares topos de linha, a sul-coreana também integrou tecnologias da AMD em seus modelos intermediários com o Exynos 1480, Exynos 1380 e outras plataforma da linha com GPU RDNA.

Especulações anteriores sugerem que a GPU proprietária da Samsung continuaria baseando-se em tecnologias da AMD, mas seria desenhada de forma independente, sem colaboração direta com a fabricante de processadores e placas de vídeo.

O Exynos 2500 deve ser anunciado já em 2024 como o primeiro chip para smartphones da marca com litografia GAA (Gate-All-Around) de 3 nanômetros, sobre a qual há muita expectativa para ganhos de eficiência de energia — área em que a Samsung ainda fica abaixo de rivais como a Qualcomm e MediaTek.

Veja mais!

Mais Notícias

40

Comentários

Samsung pode encerrar parceria com AMD e criar sua própria GPU para o Exynos
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos