LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Honor 200 Lite é o iPhone acessível com ilha dinâmica e câmera de 108 MP? | Vídeo Hands-On

09 de maio de 2024 14

Com a Honor começando a lançar seus produtos de forma oficial aqui no Brasil, o TudoCelular tem ampliado a sua cobertura sobre os dispositivos da marca chinesa.

Nesta semana, a empresa lançou o novo Honor 200 Lite no mercado europeu e, em parceria com o HDBlog, tivemos acesso ao smartphone acessível.

Esse aparelho tem design atraente, uma ilha dinâmica ao melhor estilo Apple iPhone 15 e também especificações mais básicas para entregar um precinho "camarada".

Será que vale a pena ficar de olho nesse intermediário/básico? É isso o que vamos saber agora neste hands-on.

Design e construção

O Honor 200 Lite é um smartphone que se enquadra perfeitamente no segmento de aparelhos de bom custo-benefício e que traz uma sensação de dispositivo premium.

Ele é um smartphone bem construído e apresenta tela com molduras finas e simétricas. Ou seja, sem aquele "queixo" tradicional de alguns dispositivos mais acessíveis.

Além disso, é inegável que a curvatura nos cantos do painel passa aquela sensação de dispositivo mais caro, sendo que as laterais retas também é outro destaque para lá de positivo.

E, apesar de ter 6,7 polegadas, o Honor 200 Lite não é muito difícil de segurar. O projeto do aparelho facilita a vida de quem tem mãos pequenas, sendo que a espessura de apenas 6,78 milímetros e o peso de 166 gramas ajudam na pegada.

Um detalhe interessante é que a Honor faz questão de destacar que esse celular tem display resistente a quedas com certificação SGS.

Na traseira, temos um acabamento fosco para evitar marcas de dedos, mas talvez o que mais destoe no design é o módulo de câmeras, que é exageradamente grande e acomoda três sensores, além do flash LED.

Na lateral, temos ainda o leitor de digitais bastante responsivo, mas você pode optar pelo desbloqueio facial igual temos no iPhone. Nos testes iniciais, o reconhecimento se mostrou competente e preciso, reconhecendo até mesmo o usuário com óculos ou em ambientes pouco iluminados.

Por fim, na caixa, a Honor manda o aparelho, cabo de carregamento, chave de remoção de chip e manuais. O carregador, ao menos na Europa, é vendido separadamente.

Tela e hardware

O Honor 200 Lite traz painel AMOLED de 6,7 polegadas, com resolução Full HD Plus, suporte para taxa de atualização de até 90 Hz e brilho máximo de 2.000 nits.

No dia a dia, podemos dizer que esse painel tem cores bem calibradas e que esse brilho é mais do que suficiente para você ver conteúdo em locais externos ou bem iluminados. Talvez, o único ponto negativo seja a falta da taxa de atualização de 120 Hz.

Em multimídia, temos outro corte de custos. O som é apenas mono, com saída na parte inferior do aparelho, sendo que ele é "ok" e pode distorcer um pouco em volumes mais altos.

Imagem/reprodução: HDBlog.

O Honor 200 Lite tem chipset MediaTek Dimensity 6080, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno por padrão, algo que é bastante positivo.

Você também pode expandir a RAM virtualmente com mais 8 GB para chegar a 16 GB. Na prática, podemos dizer que esse processador da MediaTek não é extramente poderoso.

Na verdade, ele é o ideal para atividades do dia a dia. Ou seja, navegar em redes sociais, responder mensagens, tirar uma foto, assistir o TudoCelular no YouTube ou jogar aquele game mais casual.

Na parte de conectividade, temos neste smartphone conexão 5G, Wi-Fi em banda dupla, Bluetooth 5.1, NFC para pagamentos por aproximação com a Carteira do Google e porta USB-C.

Já a bateria tem 4.500 mAh de capacidade e suporta carregamento rápido de até 35W.

Nos testes iniciais, é possível perceber que, apesar da bateria não chegar aos 5.000 mAh, o Honor 200 Lite pode entregar um dia e meio ou até dois dias em um uso moderado.

Isso porque a interface da Honor tem um ótimo gerenciamento de energia.

Honor 200 Lite

74.55 x 161.05 x 6.78 mm
6.7 polegadas - 2412x1080 px
Ir para página de comparação
  • Tela AMOLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD+
  • Display com entalhe, brilho de 2.000 nits e taxa de atualização de 90 Hz
  • Plataforma MediaTek Dimensity 6080
  • 8 GB de RAM
  • 256 GB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 50 MP (f/2.1)
  • Três câmeras traseiras:
    • Lente principal com sensor de 108 MP (f/1.75)
    • Lente ultrawide com sensor de 5 MP (f/2.2)
    • Lente macro com sensor de 2 MP (f/2.4)
  • Conexão 5G, Wi-Fi Dual Band, Bluetooth 5.1 e USB-C
  • Leitor de impressões digitais na lateral
  • Bateria de 4.500 mAh com carregamento de 35 W
  • Android 14 com MagicOS 8.0
  • Dimensões: 161,05 x 74,55 x 6,78 mm
  • Peso: 166 gramas
Software

O Honor 200 Lite sai da caixa com Android 14 e a interface MagicOS 8.0, sendo que ele já conta com o pacote de segurança mais recente do Android.

Ou seja, algo louvável para um smartphone mais básico. Em linhas gerais, o sistema está bem maduro e é bastante personalizável.

Além disso, é perceptível que a MagicOS 8.0 é ágil nas transições e animações, passando aquela sensação de aparelho muito mais caro.

E, caso você queira, ainda é possível usar o modo de desempenho, onde o sistema força o chipset a rodar na velocidade máxima e trava a taxa de atualização em 90 Hz.

Isso funciona muito bem, mas sacrifica um pouco a autonomia. Ainda assim, para quem precisa dar um boost em algum game ou quer apenas um smartphone ainda mais rápido, é uma opção a ser considerada.

Imagem/reprodução: HDBlog.

Falando agora sobre a ilha dinâmica, ela está aqui para exibir notificações, para você ver a carga disponível em fones de ouvido, para minimizar o player do Spotify ou até mesmo para exibir detalhes dos aplicativos nativos.

Além disso, apesar do Android não ser adaptado para esse tipo de interação, a Honor soube desenvolver bem o recurso ao ponto de você poder ter mais de um aplicativo se aproveitando da ilha dinâmica ao mesmo tempo. Coisa que não acontece no iPhone.

Por fim, em termos de updates, a Honor garante duas versões do Android e 3 anos de atualizações de segurança.

Câmeras

Em câmeras, o Honor 200 Lite tem sensor principal de 108 MP, com abertura de f/1.75, sensor ultrawide de 5 MP e macro de 2 MP.

Deixando de lado o sensor macro muito mais fraco, é preciso destacar que a câmera traseira principal consegue entregar bons resultados e surpreende graças ao software bem calibrado para deixar as fotos mais vívidas.

Em linhas gerais, você vai conseguir ter bons registros com essa câmera, mesmo em ambientes mais escuros. O modo de 108 MP também ajuda a capturar mais detalhes, sendo que você consegue aproveitar bem o zoom de 2x ou 3x disponíveis via software. Há também um modo HDR competente.

A interface da Honor ainda oferece um modo "Pro" onde é possível fazer ajustes manuais mais completos e se aventurar com o sensor.

Por outro lado, a câmera ultrawide é decente, mas apenas para ambientes bem iluminados. Ou seja, para fotos durante o dia. Em ambientes noturnos ou escuros, esse sensor entregará fotos granuladas e com falta de detalhes.

Já as selfies são registradas pelo sensor frontal de 50 MP, que consegue fazer boas fotos em diversos ambientes, mas o pós-processamento tende a deixar os registros mais artificiais e com cores lavadas.

Mas, no geral, são selfies aceitáveis para as redes sociais. Infelizmente, por cortes de custos, a filmadora permite fazer vídeos em apenas 1080p a 30 fps.

Faltaram uns 60 fps para deixar as coisas mais fluidas por aqui, ainda mais quando estamos falando de um smartphone lançado em 2024.

Primeiras impressões

Se o Honor 200 Lite chegar ao Brasil, vale a pena comprar? Acreditamos que sim. Esse smartphone tem design chamativo e essa ilha dinâmica certamente vai capturar aquelas pessoas que querem ter a sensação de estar usando um iPhone.

Muitos podem até criticar, mas a realidade é que muita gente quer, sim, ter esse gostinho de celular da Apple. E é justamente para esse público que o Honor 200 Lite acaba se tornando uma opção para lá de atraente em um momento de orçamento apertado.

Ele tem tela com ótimo brilho, um desempenho bom para a sua categoria, um software muito bem resolvido e a autonomia dentro do padrão.

Os pontos negativos são a câmera com gravação limitada e o som apenas mono, mas, em linhas gerais, o Honor 200 Lite agrada e se sai muito bem. No exterior, ele custa o equivalente a R$ 1.577, entregando 8 GB de RAM com 256 GB de armazenamento interno.

Em promoções, certamente ficará ainda mais barato e vai ser um smartphone bem vendido. Agora, resta saber se a Honor vai trazer o 200 Lite ao Brasil e por qual preço.

Gostou da proposta do Honor 200 Lite? Conte para nós a sua opinião aqui no campo dos comentários.

O Honor 200 Lite ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

14

Comentários

Honor 200 Lite é o iPhone acessível com ilha dinâmica e câmera de 108 MP? | Vídeo Hands-On
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos