Tech 23 Abr
Gamers de todo o mundo preferem o YouTube e o TikTok como principais ferramentas na descoberta de novos jogos, de acordo com o levantamento “Game Discoverability 2024” da agência de publicidade e relações públicas Big Games Machine. Já o X (ex-Twitter) e anúncios publicitários isolados são os métodos menos eficazes.
A agência entrevistou mais de mil proprietários de consoles e PCs nos Estados Unidos, questionando-os como identificam novos jogos para comprar. Pelas estatísticas, 64% deles tomam essa decisão após saber de um jogo por vídeos no YouTube.
Veja também
Seguindo a rede social do Google, em segundo lugar veio o TikTok (36%). Muito perto dele ficou a Meta, com o Instagram (35%) e o Facebook (34%) ficando logo atrás. Finalmente, o quinto método mais eficaz é o bom e velho “boca-a-boca”, quando você descobre um novo produto porque um amigo ou conhecido lhe contou sobre ele.
Além de ser a ferramenta mais popular, o YouTube também se provou a fonte mais confiável, de acordo com 52% dos respondentes.
A pesquisa também considerou faixas etárias diversas, com flutuações nas plataformas ocorrendo de acordo com a idade do entrevistado: o TikTok, por exemplo, foi maioria (58%) no público entre 18 e 24 anos. De uma forma geral, aplicações mais acessíveis no ambiente móvel – ou seja, com apps dedicados para smartphones e tablets – foram as mais citadas.
No outro lado do panorama, anúncios na mídia impressa (jornais, revistas) e análises de jogos no Metacritic são as menos usadas para descobertas de jogos. E o X, plataforma de Elon Musk, foi a citada como “menos confiável” por 19% respondentes.
No caso do Metacritic, ainda há um ponto interessante: o público tende a preferir os reviews escritos pelo público mais (4%) do que as críticas feitas por profissionais do setor (3%).
O estudo ainda confirma que as plataformas e métricas se cruzam, já que quase todos os respondentes admitiram usar pelo menos três locais diferentes para descobrir e avaliar se um jogo vale a pena de ser comprado.
E você, como descobre seus jogos novos? Conte para nós nos comentários abaixo!
Comentários