Curiosidade 28 Mai
A Microsoft surpreendeu o público ao revelar que descontinuará o Subsistema do Windows para Android (WSA) em 2025, levando à necessidade de buscar alternativas para executarem aplicativos para Android no Windows 11. No entanto, usuários chineses ainda terão uma opção nativa graças a uma parceria da big tech com a Tencent.
Em uma publicação no blog oficial, a gigante de software anunciou que aplicativos da Tencent ficarão disponíveis na Microsoft Store — no entanto, os lançamentos devem ficar limitados à China. Mais de 1,5 mil aplicativos devem ser suportados a partir da integração do catálogo da multinacional chinesa à loja da Microsoft.
A execução dos aplicativos deve ocorrer por meio do Intel Bridge, que permite emular o ambiente do Android em um PC com processador baseado em x86. Não há menções específicas quanto ao uso do Subsistema do Windows para Android, portanto, é possível que a Tencent utilize seu próprio emulador de Android.
Embora os detalhes sobre o funcionamento dos aplicativos sejam escassos, o anúncio é uma novidade bem-vinda para os usuários chineses, uma vez que poderão rodar jogos e aplicativos da Tencent que foram originalmente projetados para Android em um PC com Windows — isto é, sem precisar de ferramentas como o BlueStacks.
Um dos recursos mais destacados pela Microsoft no lançamento do Windows 11 era seu suporte para aplicativos do Android. Usuários poderiam utilizar a Amazon Appstore para encontrar títulos disponíveis no sistema operacional do Google, no entanto, uma seleção limitada de aplicativos fez com que usuários ficassem insatisfeitos com o serviço.
Alguns desenvolvedores conseguiram fazer com que a Google Play Store — a loja oficial de aplicativos para Android — se tornasse completamente funcional no Windows 11, mas parece que essa façanha não foi suficiente para popularizar a funcionalidade.
A empresa afirma que a decisão de encerrar o suporte para aplicativos do Android no Windows 11 foi tomada para responder à “evolução das necessidades dos clientes”. O Subsistema do Windows para Android (WSA) será desativado em 5 de março de 2025.
Comentários