Curiosidade 24 Mai
A Apple parece ter mudado a página de especificações da nova geração do iPad Air, seu tablet ultrafino que está disponível em modelos de 11 e 13 polegadas. Apesar de ter sido anunciado com GPU de 10 núcleos, o modelo passou a ser divulgado no site da marca com uma GPU de 9 núcleos — uma configuração inédita para o processador M2.
Sem comentar publicamente sobre a mudança, a empresa atualizou a página de especificações do tablet — que antes citava o processador M2 com uma GPU de 10 núcleos — indicando que a plataforma tem uma GPU de 9 núcleos. Páginas arquivadas sugerem que a mudança foi feita dentro dos últimos dez dias.
A empresa ainda não atualizou suas páginas de especificações técnicas em países além dos Estados Unidos. No Brasil, o tablet ainda é listado com uma GPU de 10 núcleos. Cabe observar que nem todas as páginas do site foram atualizadas, portanto, mesmo nos Estados Unidos, ainda há várias menções sobre a configuração original.
No comunicado de imprensa sobre o lançamento do iPad Air, a fabricante diz:
O chip M2 traz um ganho enorme no desempenho do iPad Air, com CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos mais rápidas.
Curiosamente, testes de benchmark indicam que o iPad Air com M2 possui desempenho gráfico posicionado exatamente entre o MacBook Air com GPU de 8 núcleos e a versão do mesmo notebook com GPU de 10 núcleos. Embora sejam plataformas diferentes, esse dado poderia reforçar que o tablet possui uma unidade gráfica de 9 núcleos.
Após seu anúncio em 7 de maio, o iPad Air com M2 começou a ser vendido oficialmente em 15 de maio. No dia de sua estreia, a página de especificações do modelo ainda listava o chipset com GPU de 10 núcleos.
Enquanto nenhuma declaração é feita pela Apple, a melhor hipótese para explicar o ocorrido nos leva a acreditar que os processadores utilizados no iPad Air sofreram problemas de rendimento na TSMC — empresa que produz os chips.
É possível que algumas remessas do Apple M2 tenham apresentado defeito em um dos dez núcleos da GPU. Em vez de descartar esses processadores e desperdiçar os materiais, a empresa pode ter simplesmente desativado o núcleo problemático. Já comentamos sobre essa estratégia, que também é adotada pela AMD, NVIDIA e Intel.
Existe também a possibilidade de que todos os modelos já vendidos realmente contem com uma GPU de 10 núcleos e, a partir da mudança na página de especificações, os próximos dispositivos vendidos sejam enviados com uma GPU de 9 núcleos.
O iPad Air com M2 está disponível custando a partir de R$ 6.999 pela versão de 11 polegadas e R$ 9.499 pela versão de 13 polegadas. Ambas contam com uma tela IPS com revestimento antirreflexo, câmera frontal e traseira de 12 MP e 8 GB de RAM.
- O Apple iPad Air 13 2024 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Apple iPad Air 11 2024 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
Comentários