Tech 05 Jun
A Intel deu várias pistas sobre sua nova geração de processadores para notebooks — conhecidos pelo nome “Lunar Lake” — durante a Computex 2024. Além de exibir um modelo chamado de “Core Ultra 7 268V”, a gigante de hardware mostrou algumas das capacidades de sua nova arquitetura de GPU Xe2, que chegará ainda este ano.
Tom Petersen, guru da Intel, exibiu uma rápida demonstração de um processador da família “Lunar Lake” com GPU integrada baseada na arquitetura Xe2. O hardware conseguiu rodar F1 24, jogo de corrida lançado em 28 de maio, em uma tela de resolução Full HD (1080p) com taxa de quadros de 60 FPS utilizando XeSS.
Lunar Lake Xe2 running F1 24 at FHD @ 60 FPS using XeSS pic.twitter.com/dM39X9qWN7
— Hassan Mujtaba (@hms1193) June 4, 2024
O XeSS é uma tecnologia de upscaling semelhante ao DLSS da NVIDIA. Sua função é renderizar quadros com uma resolução pequena e ampliá-los utilizando aprendizado de máquina, garantindo melhorias na fluidez e qualidade de imagem. As placas de vídeo integradas da Intel suportam XeSS desde o lançamento do Core Ultra de 1ª geração.
Cabe lembrar que os processadores da linha são projetados com foco em dispositivos de baixo consumo de energia. Com isso, a Intel parece ter conquistado um grande salto de desempenho e eficiência em comparação com a família “Meteor Lake”.
Em um benchmark paralelo divulgado pelo PCWorld, é possível observar que a CPU de um processador “Lunar Lake” é capaz de alcançar o mesmo desempenho de um modelo equivalente da geração anterior enquanto consome significativamente menos energia. Estamos falando de uma diferença de mais de 10 W. Confira:
Além de gráficos, também é esperado que a nova geração de processadores da Intel traga uma importante evolução de desempenho em IA. A NPU AI Boost deve contar com melhorias em nível arquitetônico para rivalizar com os coprocessadores neurais do AMD Ryzen AI 300, Qualcomm Snapdragon X Elite e Apple M4.
Ainda sem uma data de lançamento específica definida, sabemos que os processadores Core Ultra 200 “Lunar Lake” chegarão ao mercado no segundo semestre de 2024.
Comentários