20 Junho 2024
O Plantão TC está no ar com as principais notícias e destaques do universo da tecnologia. Se você perdeu alguma novidade, não teve tempo de acompanhar o noticiário ou busca apenas um "resumão" de tudo o que rolou no mercado, aqui você vê tudo isso e muito mais.
Nesta edição, vamos destacar uma imagem real que mostra o possível design final do dobrável Xiaomi Mix Flip, bem como os primeiros detalhes do futuro Samsung Galaxy S26 Ultra.
Além disso, o Plantão traz um resumão de todas as novidades de Inteligência Artificial da Apple, a polêmica dos games em 8K no PlayStation 5 e também uma novidade importante do Windows 11.
O primeiro smartphone dobrável flip da Xiaomi foi flagrado nesta semana nas mãos do CEO e fundador da empresa, Lei Jun.
Conhecido como Xiaomi Mix Flip, esse smartphone aparenta ser bem compacto e tem laterais em metal com linhas para as antenas.
No campo das especificações, o Xiaomi Mix Flip deve ter como chipset o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 e ele pode trabalhar com até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno, enquanto o sistema operacional será o Android 14 rodando sob o HyperOS 1.0.
Ele também deve ter tela OLED dobrável de resolução 1,5K e taxa de até 120 Hz, enquanto que a câmera traseira principal será de 50 MP e será acompanhada de sensor telefoto de 10 MP.
Completam o conjunto, a bateria de 4.900 mAh e o suporte para carregamento rápido de 67W. Por ora, a Xiaomi não comenta os vazamentos.
Em evento realizado nesta semana, o Google confirmou que o Brasil é o primeiro país no mundo a receber uma série de recursos contra roubo de celulares Android.
Entre as novidades, temos a tecnologia de detecção de roubo com base em Inteligência Artificial. O Google explica que, quando um celular é furtado, o bloqueio é ativado de forma automática.
Para isso, a IA detecta movimentos comuns em roubos, como fuga em velocidade com uso do acelerômetro.
Outra novidade é que o bloqueio de smartphones roubados ficou mais fácil, bastando apenas acessar uma página dedicada e digitando o número da vítima.
O Android também terá o bloqueio quando o aparelho estiver muito tempo offline, bem como alguns ajustes no Play Protect para proteger os usuários de fraudes e golpes.
As novidades devem chegar para todos em breve.
Novos rumores indicam que o sistema o Windows 11 deve ampliar ainda mais o seu casamento com o Android do Google.
Segundo informações reveladas na web, em breve o explorador de arquivos do Windows 11 poderá exibir celulares conectados com a conta do usuário.
Na prática, o Explorador de Arquivos do Windows 11 permitirá visualizar e gerenciar arquivos e pastas armazenados no celular sem a necessidade de qualquer cabo ou configuração adicional além das permissões.
Infelizmente, ainda não sabemos quando a Microsoft liberará a novidade para os usuários no Windows 11, mas é provável que os primeiros a receber o recurso sejam os participantes do Programa Windows Insider.
Segundo especialistas, o PlayStation 5 nunca foi capaz de entregar games com resolução 8K e 60 fps. Isso ficou ainda mais evidente após a gigante japonesa remover o selo de 8K das caixas do console.
Alguns especialistas em games dizem que o PlayStation 5 tem algumas limitações técnicas na conexão HDMI, que não transmite tantos dados quanto o necessário para se atingir uma resolução de 8K de definição, a 60 fps – nem mesmo no melhor dos cenários, com todos os dispositivos e jogos compatíveis com ela.
Ainda assim, é preciso deixar claro que a Sony não fez propaganda enganosa. Na verdade, o console até poderia atingir as resoluções prometidas, desde que alguns sacrifícios fossem feitos.
Em evento realizado nesta semana, a Apple finalmente anunciou os novos iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia, sendo que os sistemas agora contam com recursos de Inteligência Artificial dentro da suíte Apple Intelligence.
A principal novidade é, sem sombra de dúvidas, a Siri integrada ao ChatGPT para deixar a assistente mais proativa, inteligente e pessoal.
Além disso, agora será possível criar emojis, gerar papéis de parede com IA, fazer o gerenciamento de notificações para receber apenas o que é necessário, receber sugestão de textos ou até mesmo resumos de mensagens ou e-mails.
A IA da Apple também será capaz de ajudar na edição de fotos para remover objetos indesejados ou buscar imagens a partir de um comando de texto.
O iOS 18 ainda deve receber um novo tema escuro, que pode ser aplicado nos ícones, central de controle renovada, permitir o bloqueio de aplicativos com autenticação biométrica e muito mais.
Já o iPadOS 18 ganha o aplicativo de Calculadora. Tem também o macOS Sequoia e os demais sistemas recebendo um aplicativo para gerenciamento de senhas.
Por fim, é preciso dizer que os recursos de Inteligência Artificial da Apple só devem chegar nos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, deixando de lado os modelos 15 e 15 Plus. Já os Macs recebem os recursos a partir do chip M1, bem como os iPads.
Segundo novos rumores publicados nesta semana, a Samsung pode lançar o Galaxy S26 Ultra com um recurso de reconhecimento facial avançado, algo semelhante ao Face ID da Apple.
Inicialmente, a novidade deveria ser lançada no Galaxy S25 Ultra, mas o recurso não ficou pronto no tempo.
De toda forma, adotando uma abordagem semelhante a do Face ID da Apple, esse reconhecimento facial avançado da Samsung deve usar não apenas sensores físicos, mas também aprimoramentos de Inteligência Artificial para fazer a varredura no rosto do usuário.
Isso deve garantir que a fabricante coreana não precise inserir uma "ilha dinâmica" no Galaxy S26 Ultra e, ainda assim, permitir que o reconhecimento facial seja usado para desbloquear o smartphone ou acessar aplicativos bancários.
Agora, resta aguardar um posicionamento da Samsung para saber se teremos ou não essa funcionalidade em 2026.
Comentários