LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung nega problemas com litografia de 3 nanômetros e pode lançar Galaxy S25 com Exynos

11 de julho de 2024 22

Atualização (11/09/2024) - FM

A Samsung afirmou, durante uma conferência realizada na terça-feira (09), que sua produção de chips com litografia de 3 nanômetros apresenta rendimentos estáveis. As declarações foram feitas em meio às incertezas quanto à eficiência de sua produção de hardware com a nova tecnologia Gate-All-Around (GAA), que substitui o FinFET.

Durante a Samsung Foundry Forum (SFF) e o Samsung Advanced Foundry Ecosystem Forum (SAFE) realizados em Seul, na Coreia do Sul, representantes da empresa garantiram que a taxa de rendimento da produção de chips em 3 nanômetros está de acordo com suas expectativas, contrariando recentes especulações de fontes da indústria.

(Imagem: Reprodução)

Rumores indicavam que os rendimentos da nova tecnologia de produção de chips da gigante sul-coreana girava em torno de apenas 20%, o que tornaria os processadores fabricados com essa litografia mais caros e propensos a falhas.

No entanto, a fabricante anunciou sua nova geração de relógios inteligentes — representada pelo Galaxy Watch 7 e Galaxy Watch Ultra — com o Exynos W1000, seu primeiro chip de 3 nanômetros. Cabe lembrar que a Samsung é atualmente a quarta maior fabricante de vestíveis do mundo, ficando pouco atrás da Huawei.

A empresa anunciou o Exynos W1000 enfatizando sua promessa de entregar cerca de 4 vezes mais desempenho em comparação com o processador do Galaxy Watch 6, ao mesmo tempo em que promete uma maior eficiência de energia. Essas vantagens parecem ser fortemente apoiadas pelo novo processo de 3 nanômetros.

Um olhar mais otimista para sua própria litografia pode fazer com que a fabricante invista em utilizar hardware proprietário em sua próxima geração de celulares tops de linha. Rumores indicam que a Samsung anunciará o Galaxy S25, Galaxy S25 Plus e Galaxy S25 Ultra em versões equipadas com Exynos 2500, que também seria produzido em 3 nanômetros.

(Imagem: Reprodução)

Assim como o Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus, a próxima geração seria lançada em países selecionados com processador da Qualcomm. Esta é uma forma de reduzir custos com tecnologias externas, e pode ser especialmente necessária em um possível cenário de encarecimento do Snapdragon 8 Gen 4, que poderá ser usado no Galaxy S25.

A Samsung ainda não confirmou seus planos para suas linhas de processadores ou celulares flagships, portanto, é necessário aguardar até que a fabricante comente oficialmente sobre o assunto.

Atualização (24/06/24) - JB

Galaxy S25: Samsung pode lançar todos com Snapdragon, mas tenta opções com Exynos

Após alguns rumores indicarem que a Samsung pode desistir da ideia de lançar os integrantes da linha Galaxy S25 com chipset Exynos 2500, novas fontes coreanas confirmaram a informação.

No entanto, essas pessoas também acrescentaram que a fabricante tem feito diversos esforços para melhorar o rendimento da produção de chips dentro da segunda geração do seu processo de 3 nanômetros.

Por isso, caso a companhia consiga atingir o índice de 60% de aproveitamento até o fim do terceiro trimestre, há chances da Samsung produzir uma quantidade considerável do Exynos 2500.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Caso o cenário mais otimista se confirme, muito provavelmente o Exynos 2500 será produzido em uma escala suficiente para equipar ao menos um modelo da linha Galaxy S25, podendo ser a variante padrão.

Assim, há chances da Samsung vender apenas os Galaxy S25 Plus e S25 Ultra com Snapdragon 8 Gen 4 for Galaxy. Contudo, como a marca não comentou o assunto, é preciso salientar que tudo permanece no campo dos rumores.

Cabe lembrar ainda que os aparelhos devem ser lançados no começo do próximo ano com diversos ajustes, melhorias construtivas e mais recursos de IA dentro da One UI 7.0.

Texto original (18/06/24)

Galaxy S25: Samsung pode desistir de versão com Exynos 2500, diz rumor

A Samsung pode desistir de lançar smartphones da linha Galaxy S25 com chipset da família Exynos. Conforme novas informações obtidas por Ming-Chi Kuo, a empresa pode ser obrigada a usar apenas processadores da Qualcomm.

Isso porque a fabricante coreana tem encontrado dificuldades na produção de chips em 3 nanômetros, algo que pode inviabilizar a montagem do novo Exynos 2500 a tempo do lançamento dos aparelhos.

Assim, a única escolha para a Samsung será usar o Snapdragon 8 Gen 4 fabricado pela TSMC em 3 nm e com preço muito mais elevado que na geração atual.

Imagem/reprodução: acervoTC. Os smartphones topo de linha de 2025 podem ter chipset apenas da Qualcomm por problemas na produção do Exynos.

Na atual família Galaxy S24, a Samsung conseguiu vender 60% dos aparelhos com Exynos 2400 e isso acaba ajudando a divisão de chips da empresa a obter sustento financeiro.

Contudo, fontes dizem que o processo de 3 nm de segunda geração da Samsung ainda está com muito baixo rendimento.

A coreana está enfrentando baixas taxas de rendimento, tão baixas quanto apenas 20%. Isso acaba invabilizando o Exynos 2500 na linha Galaxy S25.

Como esperado, a Samsung não comenta o assunto. Mesmo assim, fontes também dizem que a coreana está estudando encerrar a sua parceria com a AMD para começar a desenvolver GPUs proprietárias para os chips Exynos.

Ou seja, 2025 promete ser um ano muito movimentado para a Samsung.

Veja mais

Você acredita que teremos apenas a versão com Snapdragon 8 Gen 4 em 2025? Conte para nós a sua opinião aqui no campo dos comentários.


22

Comentários

Samsung nega problemas com litografia de 3 nanômetros e pode lançar Galaxy S25 com Exynos
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos