LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Patente da Samsung sugere smartphone que dobra “para fora”: veja exemplo

20 de junho de 2024 2

A Samsung deve lançar o Galaxy Z Fold 6 e o Galaxy Z Flip 6 este ano e, de acordo com alguns rumores, eles devem ser mais caros mesmo sem tantos upgrades em relação aos modelos atuais. Isso vem fazendo com que a fabricante sul-coreana busque meios de baratear futuros smartphones de tela dobrável – e uma nova patente indica que ela pode ter encontrado justamente isso.

Vista pelo notório informante David “xleaks7” Kowalski no X (ex-Twitter), a patente sugere um smartphone dobrável cuja tela fica no exterior do aparelho. A dobra seria feita no mesmo esquema do atual Z Flip (de cima para baixo), mas a diferença é que o suposto modelo teria um display único posicionado no exterior do chassis – em termos resumidos: “dobrar para fora”.

Veja também

A imagem acima foi criada pelo NerdStash a partir de descrições da patente, vale citar.

Atualmente, os smartphones dobráveis da Samsung contam com dois displays: um menor, externo, para quando o aparelho está dobrado; outro maior, para quando você o desdobra. Obviamente, isso aumenta os custos de produção, o que consequentemente é repassado para o consumidor no preço final.

Rumores recentes indicam que o Z Fold 6 e Z Flip 6 devem aumentar seus preços para além dessas considerações, já que falam na implementação de uma câmera mais avançada e chassis de titânio para ampliar sua resistência. Há ainda conversas sobre um novo, terceiro dobrável, chamado “Z Fold 6 Slim” (ou “Samsung W25”, em alguns círculos), que seria uma espécie de “versão lite” do Z Fold 6 normal, menos o corpo de titânio e sem suporte à S-Pen.

Note, no entanto, que essas são possibilidades remotas – uma porque são rumores, e duas porque qualquer barateamento está sugerido pela retirada de capacidades, não a manutenção delas.

Nisso, entraria o “dobra-para-fora” da patente: tecnicamente, o aparelho teria apenas um display – o que já seria mais barato de se produzir, dependendo do tamanho e da tecnologia. Vale citar, no entanto, que os dobráveis atuais da Samsung apostam no formato AMOLED, que apesar de oferecer várias vantagens, tem uma reputação meio “mista” no que tange à resistência: apesar dos modelos mais recentes contaram com a proteção Gorilla Glass, eles ainda são bem mais suscetíveis a rachaduras e arranhões que outros formatos.

Mais Notícias
Mais Notícias

Agora, pense nisso em um smartphone de um único display, totalmente externo, e alguém descuidado ou com unhas particularmente longas.

De qualquer forma, é sempre válido ressaltar que a patente acima não necessariamente corresponde a um produto que esteja em pleno desenvolvimento. Para todos os efeitos, essa ideia pode nunca sair do papel – e não é nem a primeira do tipo feita pela Samsung.

Em outras palavras: pode não dar em nada, ou dar em muita coisa.

E você, o que achou da proposta da Samsung? Essa patente pode significar o futuro dos dobráveis ou será só um “fogo de palha”? Conte a sua opinião nos comentários abaixo!


2

Comentários

Patente da Samsung sugere smartphone que dobra “para fora”: veja exemplo
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho