Economia e mercado 14 Jun
A joint venture Chery Jaguar Land Rover – co-assinada pelas montadoras chinesa e britânica – divulgou uma carta de intenção comunicando o plano de relançar a linha de veículos Freelander, agora como uma opção para o setor de automóveis elétricos. Originalmente, a Freelander havia deixado o mercado em 2016, substituída pela Discovery. Ironicamente, em um assunto paralelo, a Uber removeu a Freelander das categorias Comfort e Black, mesmo prometendo inaugurar uma categoria dedicada a carros elétricos.
Segundo o documento, o novo veículo – que ainda não tem lançamento previsto – será exclusivo do mercado chinês no primeiro momento, mas há intenção das empresas de disponibilizá-lo em outros mercados, dependendo de seu desempenho comercial.
Veja também
“Hoje, a Jaguar Land Rover deu um passo estratégico, ressaltando o nosso compromisso com o mercado chinês e nossa absoluta confiança nos negócios na China”, disse Adrian Mardell, CEO da empresa, que chamou o país asiático de “maior e mais acelerado mercado de veículos elétricos do mundo” (o segundo, estatisticamente, é a Alemanha, vale citar)
“Ao iniciar este novo modelo de cooperação em conjunto e combinando o charme único da marca ‘Freelander’ renascida, a Chery Jaguar Land Rover terá perspectivas de desenvolvimento ainda mais amplas.”
Já o presidente da Chery, Yin Tongyue, ressaltou que a iniciativa busca aliar a expertise técnica da montadora – atualmente, o quinto maior grupo automotivo da China – ao prestígio da marca “Freelander”, cuja combinação resultará em uma “nova experiência” aos consumidores de ambas as empresas.
Até o momento, os detalhes ainda são bem preliminares, mas sabe-se que o novo veículo será desenvolvido sob a plataforma elétrica da Chery.
Comentários