LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Claude 3.5 Sonnet: Anthropic lança novo modelo de IA que promete superar Gemini Pro do Google

21 de junho de 2024 3

A Anthropic anunciou, nesta sexta-feira (21), o lançamento de uma nova versão de seu modelo de inteligência artificial generativa. O Claude 3.5 Sonnet é apresentado como um grande salto tecnológico que promete maior eficiência — isto é, requer menos contexto e poder computacional para obter os mesmos resultados — que a geração anterior.

O novo modelo de inteligência artificial promete superar concorrentes em uma variedade de testes. De acordo com a desenvolvedora de software, ele opera até duas vezes mais rapidamente que o Claude 3 Opus, que é a versão mais poderosa do modelo antecessor.

(Imagem: Anthropic)

O Claude 3.5 Sonnet conta com melhorias em seu raciocínio em assuntos complexos de nível superior, habilidade de codificação e compreensão de nuances, humor e instruções complexas. A empresa afirma também que o modelo evolui sua capacidade de escrever “conteúdo de alta qualidade” com linguagem natural.

Dados de benchmark indicam que o modelo é capaz de superar o Gemini 1.5 Pro do Google e o GPT-4o da OpenAI — que também é uma versão “intermediária” do grande modelo de linguagem da gigante as buscas — em diferentes métricas, como raciocínio a partir de entrada visual, análise de dados e cálculos matemáticos.

(Imagem: Anthropic)

Em uma avaliação interna, a nova versão conseguiu resolver 64% de bugs em um código de programação, superando seu antecessor, que resolveu 38%. A avaliação consistiu em verificar a capacidade do modelo em corrigir falhas ou adicionar funcionalidade a uma base de código a partir de uma descrição em linguagem natural do que precisaria ser feito.

Outro destaque do lado “programador” do Claude 3.5 Sonnet é sua capacidade de escrever, editar e executar códigos de forma independente, além de conseguir “traduzir” um programa para funcionar em diferentes plataformas — algo que seria ideal para atualizar programas legados e manter sua compatibilidade entre variados sistemas.

A Anthropic destaca também o lançamento do Artifacts, uma ferramenta que permite visualizar conteúdos gerados pela inteligência artificial em tempo real. Por exemplo, ao pedir que o Claude gere trechos de código, documentos de texto ou designs de sites, esses itens aparecerão em uma janela dedicada ao lado da conversa. Confira:

O novo modelo traz ainda importantes melhorias para a leitura de conteúdos visuais. Ele está mais rápido em interpretar gráficos e transcrever palavras em imagens de baixa qualidade.

O Claude 3.5 Sonnet já pode ser experimentado gratuitamente em seu aplicativo para iOS e na versão web pelo endereço claude.ai. Infelizmente, o serviço não está disponível no Brasil. A Anthropic afirma que pretende lançar o Claude 3.5 Opus (modelo mais poderoso) e Claude 3.5 Haiku (modelo mais compacto) ainda em 2024.

Veja mais!


3

Comentários

Claude 3.5 Sonnet: Anthropic lança novo modelo de IA que promete superar Gemini Pro do Google
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos