LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G: o quão rápida é a conexão móvel no Brasil?

24 de junho de 2024 7

Desde sua introdução comercial ao mercado brasileiro, em julho de 2023, o 5G passou de uma conexão móvel embrionária para o principal vetor de conectividade em telefonia do país – em 2023, ele quadruplicou a sua presença com mais de 20 milhões de usuários.

Em termos práticos, no entanto, ainda não se sabe de fato qual foi o ganho em velocidade, estabilidade de conexão e outros pilares – especialmente analisando comparativamente o 5G com o seu predecessor, o 4G. Bom, ao menos um desses parâmetros foi avaliado recentemente pela Ookla, dona do Speedtest.

Veja também

E os resultados são bem interessantes: primeiramente, a Ookla considerou apenas a velocidade de load page – ou seja, quanto tempo demora para que um serviço saia do “zero” (não inicializado) para o “cem por cento” (aplicação pronta para qualquer tipo de uso). Neste caso, quanto menor o número, melhor o resultado.

Depois, a empresa decidiu limitar seu escopo aos três principais serviços acessados pelos brasileiros em seus smartphones. Neste caso, a Ookla avaliou o tempo de load page do Facebook, do Google (site/busca) e do YouTube.

De acordo com a companhia, o 5G fica entre 20% a 30% com mais velocidade do que o 4G, com todos os serviços saindo da inicialização ao funcionamento pleno em menos de 2 segundos. Os índices mostram ganhos maiores que os vistos em outros países – no Canadá, por exemplo, os ganhos ficaram entre 16% e 23%, dependendo da plataforma.

Imagem: Ookla/Reprodução

Segundo o SpeedTest, o índice global de latência na apresentação de uma página é de 27 milissegundos para conexões móveis – presumidamente, foi este número que a Ookla usou como recorte para a sua pesquisa, afirmando que “se uma página demorar mais que 3 segundos para carregar, o usuário vai abandonar o site”.

Evidentemente, não podemos tirar uma conclusão muito apressada vinda de um teste tão simplista, mas é interessante ver como o nosso país parece ter apresentado um salto de qualidade, insinuando que o nosso 4G estava abaixo do nível global, e o nosso 5G pode ter normalizado as coisas.

É claro, o 5G ainda está em fase de implementação e não chegou a todas as áreas do Brasil: as operadoras que atuam no país estão sempre anunciando expansões de cobertura, por exemplo.


7

Comentários

5G: o quão rápida é a conexão móvel no Brasil?
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos