Economia e mercado 23 Fev
Após o presidente Lula sancionar a lei que prevê a cobrança de 20% de imposto federal em compras internacionais abaixo dos US$ 50, a Shopee garantiu que seus consumidores não serão afetados pela taxa.
Isso porque, apesar de fazer parte do programa Remessa Conforme, a varejista destaca que atualmente 90% das suas vendas são feitas por lojistas brasileiros.
Ao todo, são mais de 3 milhões de vendedores nacionais cadastrados no marketplace da Shopee, enviando produtos para todos os estados do Brasil. Ou seja, são transações que não se enquadram no Remessa Conforme.
Ao portal Metrópoles, Luciana Hachmann, head de Relações Governamentais da Shopee, disse:
Caso o consumidor decida realizar uma compra internacional na nossa plataforma, que é uma parcela pequena da nossa base, ele irá fazer o pagamento dos impostos previsto por lei no ato da compra, de forma ágil e transparente.
A Shopee ainda revelou que está pronta para adaptar sua plataforma para a cobrança do novo imposto, que começa a valer a partir de 1º de agosto.
Além disso, a empresa disse que o Remessa Conforme tem garantido mais transparência na cobrança de impostos e agilidade na entrega de encomendas internacionais no Brasil.
Cabe lembrar que, com a nova lei, importações abaixo dos US$ 50 pagam 20% de imposto federal e ICMS de 17%, enquanto aquelas que ultrapassam esse valor devem pagar 60% de alíquota federal.
Comentários