Curiosidade 26 Jun
Atualização (02/08/2024) - RS
O Threads agora tem mais um motivo para celebrar sua existência. Adam Mosseri, executivo da Meta, anunciou que a rede social rival do X (ex-Twitter), agora conta com 200 milhões de usuários, basicamente um mês após atingir a marca de 175 milhões. Vale destacar que essa conquista acontece 13 meses após o lançamento do aplicativo.
Ao longo da conferência de resultados financeiros, Mark Zuckerberg chegou a dizer que a plataforma estava perto de chegar a esse número. Segundo o CEO da Meta:
Estamos construindo esta empresa há 20 anos e simplesmente não há muitas oportunidades para desenvolver um aplicativo de bilhões de pessoas. Obviamente, há muito trabalho entre agora e lá.
Inicialmente, o Threads chamou bastante a atenção com a sua proposta de rivalizar com o antigo Twitter, recebendo uma grande quantidade de usuários de início. Entretanto, o “hype” foi diminuindo com o tempo e a ausência de alguns recursos fez com que as pessoas desanimassem com a rede.
Uma das vantagens da plataforma, no entanto, é o fato de não ter anúncios. Pelo menos por enquanto, a implementação de propagandas não parece estar nos planos da Meta. Enquanto isso, a plataforma segue adicionando novos recursos, sendo o mais recente uma função que destaca tópicos relevantes acima dos posts.
Não apenas isso, como a rede social da Meta também implementou a funcionalidade que permite a criação de feed dedicados com base nos resultados de pesquisa.
Matéria Original (03/07/2024)
Faltando dois dias para seu primeiro aniversário, o Threads chegou à marca de 175 milhões de usuários mensalmente ativos, segundo Mark Zuckerberg, CEO da Meta. A rede social baseada em texto foi lançada oficialmente no início de julho de 2023 e, desde então, registrou pequenos saltos no número de usuários até alcançar um novo pico de tráfego mensal.
O Threads chegou às lojas de aplicativos em meio à crise do X (ex-Twitter), cujos usuários tentaram migrar para alternativas como Bluesky, Koo e Mastodon. Após uma explosão de popularidade, a plataforma enfrentou uma queda no uso diário, levantando dúvidas quanto ao seu sucesso. No entanto, seu crescimento, apesar de lento, parece contínuo.
Apesar de expandir sua base instalada, a rede social continua à sombra das demais plataformas da Meta, que possuem uma base contada em bilhões de usuários. O Facebook atingiu um pico de 3 bilhões de usuários mensais poucas semanas após o lançamento do Threads. Já o Instagram conta com 2 bilhões de usuários.
A Meta ainda não divulgou números relacionados ao uso diário do Threads, que confere uma visualização mais precisa quanto ao tráfego na rede social. No entanto, com 175 milhões de usuários mensalmente ativos, é possível concluir que houve um salto de 15% no uso mensal da plataforma em relação ao mês de abril de 2024.
Para manter o ritmo de crescimento, a empresa parece focada em mercados onde acredita haver espaço para abocanhar uma fatia da participação do X, como o Japão, segundo fontes do site The Verge. No entanto, a rede social ainda não gera lucros à Meta, o que poderia sinalizar a chegada de anúncios à plataforma em breve.
Além disso, o Threads recebe novas funções para torná-lo mais completo e integrado ao Android e iOS — isto é, enquanto não prepara um app totalmente nativo para Windows. Recentemente, a plataforma recebeu controles simplificados para curtir ou dispensar uma publicação que parecem “inspirados” no Tinder.
Comentários