LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MediaTek cresce rápido e reduz participação da Qualcomm no mercado de celulares com 5G

09 de julho de 2024 10

A MediaTek observou um crescimento acelerado no mercado de smartphones compatíveis com a rede 5G, segundo pesquisa divulgada pela Omdia. Entre os primeiros trimestres de 2023 e 2024, a fabricante taiwanesa ampliou sua participação de mercado de 22,8% para 29,2%, alcançando a marca de 53 milhões de unidades vendidas.

No mesmo período, a Qualcomm registrou uma expansão mais lenta no segmento de celulares com 5G, aumentando suas remessas de 47,2 milhões para 48,3 milhões. Isso fez com que o market share da fabricante estadunidense caísse de 31,2% para 26,5%, ficando abaixo da MediaTek e Apple, porém com quase o triplo de remessas da Samsung.

(Imagem: Omdia)

As remessas das demais fabricantes de hardware que ficam abaixo do pódio — incluindo a Samsung, Google, HiSilicon (Huawei) e Unisoc — respondem por 17%, combinadas. Essa participação representa um aumento discreto em comparação ao ano de 2023, uma vez que foi impulsionada pelo crescimento da demanda por celulares da Huawei na China.

O crescimento sólido da MediaTek sobre a Qualcomm pode ser atribuído à disponibilidade de smartphones com preços abaixo da faixa de US$ 250 (cerca de 1.360) equipados com hardware compatível com 5G, um segmento dominado pela taiwanesa. O gráfico a seguir mostra o aumento das vendas de aparelhos na faixa em questão:

(Imagem: Omdia)

Com a transição do 4G para o 5G, ocorreu um fenômeno no mercado de hardware para dispositivos móveis. As fabricantes passaram a investir em celulares básicos com 5G, diminuindo rapidamente as remessas de chips com 4G. Isso abriu espaço para a expansão da Unisoc, que focava em processadores com modem da geração anterior.

Atualmente, MediaTek e Unisoc representam a maior disputa pelo mercado de processadores com 4G. A Apple e Qualcomm praticamente desapareceram desse segmento. A Samsung reduziu sua dependência de chips com conectividade de quarta geração de 77% no 1º trimestre de 2021 para apenas 1% no 1º trimestre de 2024.

“A indústria de chips para smartphones é moldada principalmente por duas grandes tendências: a adoção generalizada do 5G e a expansão do segmento de celulares básicos”, disse Aaron West, analista sênior do grupo de smartphones da Omdia.

O especialista destaca que a MediaTek é a empresa que mais se beneficia à medida que o 5G se torna mais acessível. Por outro lado, com o interesse em recursos de IA, a Qualcomm é a principal escolha em smartphones de categoria premium.

Veja mais!


10

Comentários

MediaTek cresce rápido e reduz participação da Qualcomm no mercado de celulares com 5G
  • A Qualcomm, há alguns anos, estava para ser vendida para os chineses.
    O Governo dos EUA bloqueou.
    Agora, vai começar seu calvário.
    Tomara que se ferre.

    • Mediatek dando surra de pau mole na Qualcomm. Isso é mundial Qualcomm está só a decepção assim como acabou de acontecer com o snapdragon X que está uma porcaria e com o snapdragon 8 gen 4 que até o momento não teve nem um pedido por parte de qualquer marca. Hahahaha ae os fã boy da Qualcomm começam a defender-se

        • Qualcomm praticamente abandonou o segmento de entrada/básico,
          principalmente no 4G, quando o mesmo ainda segue relevante mundo a fora.
          Mediatek parecia saber disso e literalmente eliminou a existência da
          Qualcomm nos aparelhos básicos e intermediários mais simples fazendo
          alguns chips mais atualizados da linha Helio.Quando não é Mediatek, usam os recentes da Unisoc com 5G, que passam beeeem longe das tranqueiras que faziam no passado. Os chips da Qualcomm sendo num geral mais caros, as marcas já optam pelo que funciona bem e custa menos.Logo menos o corpo atropelado da Qualcomm aparece.

          • Mediatreco???%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23% uD83E%uDD23%uD83E%uDD23

              • São celulares básicos com 5G, afinal MTK não tem nem 10% nos high-end.

                  • Errado, ela tem excelentes soluções para smartphones intermediários e intermediários Premium, e é claro que tbm para os top de linha.
                    A fase dela ser focada somente smartphones mais básicos já passou faz tempo.
                    Atualmente a Unisonic está com esse foco para crescer e ganhar mercado.

                      • E vendidos na sua maioria em países emergentes, como Brasil e Índia por causa do baixo custo. MTK na Europa e EUA não tem nem 5% do marketshare

                        Na Ásia também vende muito pelo fator nacionalidade, por causa que as marcas chinesas enchem de MediaTek os seus smarts.

                          • Fake

                              • Um fake desse querendo passar de analista.

                                Economia e mercado

                                Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                Android

                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                Android

                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                Windows

                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos