LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ultrarrápida: Google e Nokia testam nova fibra óptica que atinge 50 Gb/s nos EUA

09 de julho de 2024 0

A Nokia anunciou hoje que conseguiu atingir um marco incrível nos testes da sua nova tecnologia de fibra óptica. Em uma parceria com o Google Fiber, ela conseguiu atingir 50 Gb/s na sua rede de tecnologia 50G PON com a fibra Lightspan MF da Nokia.

Para fins de comparação, a tecnologia é baseada na PON 25G apresentada em 2023, mas conseguiu entregar o dobro do desempenho nos testes realizados em parceria com o Google nos Estados Unidos.

Segundo a Nokia, a nova rede permitirá que operadoras forneçam uma nova gama de serviços e conectividade com maior velocidade para empresas e consumidores, pois a demanda por internet de alta velocidade tem crescido globalmente.

Além disso, a rede Lightspan da Nokia é capaz de trabalhar com duas tecnologias ao mesmo tempo. Nos testes, foram utilizadas as 50G PON/25G PON e 10G PON/25G PON lado a lado sem comprometer a qualidade, mostrando que ela é a solução ideal para qualquer empresa que busque internet de alta velocidade independente do protocolo.

E a Nokia não vai parar por aqui. Geert Heyninck, vice-presidente de redes de banda larga da Nokia, revelou que a empresa já está trabalhando na tecnologia 100G PON:

Os provedores de serviços precisam ser capazes de selecionar a tecnologia certa, com base em suas necessidades e casos de negócios. É por isso que já oferecemos 10G e 25G hoje, estamos testando o 50G e desenvolvendo o 100G - em última análise, levando a uma gama completa de tecnologias PON que podem ser misturadas e combinadas na mesma plataforma e na mesma fibra.

Dentre as operadoras que já estão implementando a 25G PON estão Google Fiber, EPB, Vodafone Qatar e OGI nos EUA, mas a rede completa de interessadas em adotar a 25G PON já tem mais de 60 operadoras de todo o mundo.

Além de revolucionar a velocidade da internet, a Nokia também lançou um novo protocolo para ligações que traz suporte a áudio imersivo de alta definição no início de junho.

Saiba mais


0

Comentários

Ultrarrápida: Google e Nokia testam nova fibra óptica que atinge 50 Gb/s nos EUA
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos