Acer 09 Jul
As remessas de PC no mundo somaram um total de 60,6 milhões de unidade durante o segundo trimestre de 2024. Esse dado representa um crescimento de 1,9% em comparação com o mesmo período de 2023 e faz parte de uma previsão feita pela Gartner Inc., que também indicou aumento em três meses consecutivos no segmento de computadores.
Mikako Kitagawa é Analista da empresa e comentou sobre o assunto:
O crescimento anual baixo, juntamente com a expansão sequencial estabilizada, indica que o mercado está no caminho certo para a recuperação. Com um aumento sequencial de 7,8% entre o primeiro e segundo trimestre de 2024, o inventário de PCs está voltando a um nível intermediário. O Gartner não vê grandes problemas na cadeia de suprimentos, indicando que o mercado está perfeitamente preparado para um crescimento contínuo com grandes atualizações de plataformas no futuro.
Quanto às principais marcas de fornecedores de computador, não houve mudanças na comparação com o segundo trimestre do ano passado. Todas conseguiram crescer, sendo a Dell a única exceção. Confira na tabela abaixo:
Os dados mais recentes da Europa, Oriente Médio e África sugerem que o mercado está se estabilizando em relação às quedas anteriores e retornando às suas tendências sazonais, em vez de experimentar um aumento significativo.
- completou Kitagawa
Mercado na Ásia/Pacífico
O levantamento apontou que o mercado da Ásia/Pacífico caiu 2,2% na comparação ano a ano, sendo uma redução menos acentuada. A razão pela queda é o mercado mais fraco da China, mas, a região ainda possui uma demanda crescente por PCs.
Incentivo ao uso de Inteligência Artificial
O impulsionamento ao uso de IA em PCs tem sido um dos focos da indústria desde o início de 2024. Com o primeiro dispositivo rodando Windows em Arm dedicado a essa finalidade lançado, espera-se que o segmento se intensifique na parte de competitividade. O analista da Gartner explica que:
Apesar desses esforços, a demanda por PCs de Inteligência Artificial tem sido lenta, pois o produto ainda está na fase inicial de introdução e os benefícios reais de possuir tal dispositivo ainda não são claros para a maioria dos compradores.
Confira também: as soluções de IA para jogos apresentadas pela NVIDIA durante a Computex 2024 e os planos da MediaTek de projetar um chip Arm para concorrer com a Qualcomm em notebooks que rodam Windows e possuem suporte a IA.
Comentários