Tech 11 Jul
A indústria dos veículos elétricos tem crescido bastante e tomado para si cada vez mais destaque. Por causa dessa expansão crescente, outros mercados também surgiram para suprir algumas necessidades importantes desses novos carros, como, por exemplo, as baterias.
Para um modelo elétrico se manter com bastante autonomia, é necessária uma boa fonte de alimentação e é aí que nasce uma grande demanda que, apesar de recente, já tem escalado para algumas soluções revolucionárias, como as baterias de fibra de carbono. Essas novas baterias devem ser mais leves, seguras e também eficientes.
Sendo projetada pela startup sueca Sinonus, as fibras de carbono especiais que funcionam como eletrodos possuem a chance de entregar uma melhora significativa para a indústria dos veículos elétricos, que atualmente precisa de boas baterias para conseguir superar certos tipos de problemas em sua construção e desempenho.
Em outras palavras, além de ser um verdadeiro reforço para a autonomia, essas novas baterias ajudarão, possivelmente, a resolver parte das críticas relacionadas aos pesos dos veículos elétricos. Então podemos esperar, em um futuro próximo, novos EVs que são mais leves, mas que entregam mais autonomia, carregamento rápido e uma vida útil longa.
Vale destacar também que essa nova tecnologia não apenas ajudará os carros elétricos, mas também será um verdadeiro aliado para e-bikes, motocicletas elétricas, embarcações e até mesmo aeronaves, como o caso da Aeronave elétrica que terá uma autonomia de voo de até 3.000 km.
Markus Zetterström, atual CEO da Sinonus, disse que deseja comercializar a tecnologia em larga escala, mas que, por enquanto, a novidade tem sido testada para substituir pilhas AAA em eletrônicos.
Comentários