Economia e mercado 22 Jul
Zonas rurais de países com renda elevada apresentam um desempenho de internet pior que o observado nas zonas urbanas de locais com renda menor, segundo uma nova pesquisa divulgada na quinta-feira (18) pela OpenSignal. O estudo mostra a disparidade da experiência de rede entre países com diferentes níveis de receita.
Utilizando o Broadband Reliability Experience, uma ferramenta que avalia o desempenho da rede de internet doméstica com base em sua confiabilidade, a empresa categorizou países em três segmentos de confiabilidade: alta, moderada e baixa. O Brasil se encontra em “moderada”, ficando acima de países como Índia, Colômbia e México.
Países mais ricos tendem a apresentar uma melhor pontuação de confiabilidade. Estados Unidos, Japão e Noruega são alguns que se encontram na categoria de “confiabilidade alta” da OpenSignal. No entanto, a empresa destaca que existem outros fatores que influenciam nessa métrica, como o ambiente regulatório e a concorrência de mercado.
Em média, a confiabilidade de rede é 23% mais alta em zonas urbanas em comparação com zonas rurais em todos os países considerados pelo estudo. A maior concentração de pessoas, custo/usuário mais baixo e infraestrutura mais robusta são os fatores que respondem por essa disparidade de desempenho da rede.
No Brasil, a diferença percentual entre a confiabilidade da rede na zona rural em relação à urbana é de 19%. Os países com maior disparidade são a Colômbia (62%), Filipinas (46%), Polônia (35%), Japão (31%) e México (27%).
Em zonas rurais, existe uma maior dependência de tecnologias que tendem a ser menos confiáveis. Mercados desenvolvidos acessavam a internet por meio de linhas telefônicas nas zonas rurais antes de tecnologias de banda larga móvel se tornarem amplamente disponíveis, e hoje, o desafio é atualizar a infraestrutura desses usuários.
Contudo, os dados indicam que a zona urbana de países com renda baixa ou média ainda podem ter uma melhor confiabilidade de internet que a zona rural de países mais ricos. Como exemplo, o Brasil oferece experiência de internet mais confiável em sua zona urbana em comparação com a zona rural da Itália e Japão.
As explicações mais prováveis para o desempenho urbano dos países de renda média e baixa são o nível elevado de adoção da fibra óptica por parte de novos clientes, além da substituição da rede de banda larga por linha telefônica (xDSL). Cabe lembrar que o Brasil era um dos líderes no ranking de países com mais adições de fibra óptica até o final de 2022.
Além disso, embora a fibra já esteja disponível para a zona rural de vários desses países desenvolvidos, muitos usuários preferem não atualizar.
Uma pesquisa da Orange Concessions indica que 57% das residências na zona rural de três regiões da França já podem ter acesso à fibra. No entanto, 42% dos entrevistados afirmam que seu atual plano de internet já atende às suas necessidades; 37% afirmam estar dispostos a atualizar caso haja ofertas e incentivos.
Como você avalia a experiência de internet da sua região? Comente abaixo!
Comentários