Economia e mercado 09 Out
A Epic Games anunciou hoje que removeu Fortnite da Galaxy Store, a loja de aplicativos da Samsung, em protesto contra as novas práticas da fabricante na One UI 6.1.1. A nova versão do sistema foi lançada com os dobráveis Galaxy Z Fold 6 e Z Flip 6 e bloqueia a instalação de aplicativos de fora da Galaxy Store e Google Play Store por padrão.
A remoção do jogo da Galaxy Store foi anunciada hoje pela Epic Games em um comunicado publicado em seu site oficial. Nele, ela diz o seguinte:
Estamos anunciando hoje que Fortnite e nossos outros jogos deixarão a Samsung Galaxy Store em protesto contra a decisão anticompetitiva da Samsung de bloquear o sideloading por padrão em dispositivos Samsung Android e como resultado de revelações públicas no processo US Epic v Google de propostas em andamento do Google para a Samsung para restringir a concorrência no mercado de distribuição de aplicativos Android.
Neste caso, o sideloading é um termo que faz referência a instalação de aplicativos e jogos por fontes de terceiros. Neste caso, o protesto é contra o Bloqueador Automático da One UI 6.1.1, que foi atualizado para não permitir a instalação de aplicativos de outras fontes que não sejam a Galaxy Store e Google Play Store por padrão.
É possível desativar esta funcionalidade para instalar aplicativos de outras fontes, mas a Epic Games argumenta que ista é uma prática anticompetitiva que não existia nos celulares da Samsung até agora.
Por fim, a Epic também anunciou que o Fortnite retornará ao iOS na União Europeia em breve com o lançamento da Epic Games Store para iPhones e iPads na região e em todo o mundo para celulares Android.
Além disso, ela anunciou que cobrará 12% sobre pagamentos feitos por meio da sua loja e 0% sobre pagamentos processados por terceiros. Para fins de comparação, Google e Apple cobram mais que o dobro: 30%.
Comentários