Rumores 22 Jul
No ano passado, Hollywood foi afetada pela greve dos atores e a greve dos roteiristas, o que teve um impacto gigantesco na produção de filmes e séries. Na ocasião, circulavam rumores de que profissionais da indústria dos videogames também poderiam se juntar às greves, mas para a alegria dos jogadores, isso acabou não acontecendo.
Infelizmente, a alegria durou pouco, pois o SAG-AFTRA, o sindicato dos atores, convocou esta semana uma greve para todos os trabalhos de videogame produzidos sob o Acordo de Mídia Interativa do sindicato.
A partir desta sexta (26), todos os atores, atores de voz e atores de captura de movimentos envolvidos na produção de jogos de videogame entrarão em greve. Empresas como Activision Blizzard, EA, Insomniac Games, WB Games e outras estão entre as afetadas.
Segundo um comunicado de imprensa enviado pelo SAG-AFTRA, o sindicato e as empresas de videogame não chegaram em um acordo em relação às proteções contra a Inteligência Artificial, o que gerou a greve.
Não vamos concordar com um contrato que permite que as empresas abusem da IA em detrimento de nossos membros. Quando essas empresas quiserem falar sério sobre oferecer um acordo para a sustentabilidade da vida e trabalho de nossos membros, estaremos aqui, prontos para negociar.
Audrey Cooling, porta-voz dos produtores de videogame envolvidos na negociação, disse o seguinte ao The Verge:
Estamos desapontados com o fato do sindicato ter ido embora da conversa quando estávamos tão perto de um acordo, e nos mantemos preparados para retomar as negociações.
Já encontramos termos aceitáveis em 24 das 25 propostas, incluindo aumentos salariais históricos e disposições adicionais de segurança. Nossa oferta responde diretamente às preocupações da SAG-AFTRA e estende proteções significativas de IA que incluem a exigência de consentimento e compensação justa a todos os artistas que trabalham sob o IMA. Esses termos estão entre os mais fortes da indústria do entretenimento.
O site do SAG-AFTRA possui uma extensa lista de atividades proibidas durante a greve, incluindo cantar, atuar, dançar, realizar captura de movimentos, ensaiar, participar de audições e mais. Promover trabalhos afetados pela greve também está entre as proibições, o que provavelmente iria afetar jogos sendo divulgados na San Diego Comic-Con estão isentos da greve.
Ainda não sabemos por quanto tempo a greve irá continuar, mas não deve impactar o desenvolvimento de títulos como GTA 6.
Ethan Gach, jornalista do Kotaku, conversou com um representante dos estúdios envolvidos na greve e confirmou que GTA 6 não é um dos projetos em desenvolvimento que foram afetados.
Quaisquer atores filiados ao SAG-AFTRA estão permitidos a continuar trabalhando no jogo da Rockstar.
NEW: A rep for the game companies involved in the actors strike confirms that GTA 6 is NOT one of the struck projects currently in development.
— AmericanTruckSongs9 (@ethangach) July 26, 2024
Any SAG-AFTRA performers involved in it (the casting isn't currently public) are allowed to continue working on the Rockstar game. pic.twitter.com/CIr7OlbaXz
Será que a greve dos atores de jogos de videogame será tão duradoura quanto a dos atores de filmes e séries?
Comentários