Economia e mercado 29 Jul
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve anunciar ainda hoje (30) a criação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. A apresentação será feita em um evento em Brasília (DF).
Segundo o governo, o plano foi elaborado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) após cobranças do presidente, sendo que a principal medida prevê a compra de um supercomputador.
Esse dispositivo terá capacidade para estar entre os top 5 do mundo no início de sua operação e ele será usado para impulsionar a pesquisa de novas tecnologias no Brasil.
O plano desenvolvido pelo governo prevê que a Inteligência Artificial seja usada para criar softwares automatizados para gerenciar teleconsultas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como comprar medicamentos e acelerar diagnósticos.
Além disso, a IA pode ser usada para combater fraudes financeiras e criar ferramentas capazes de ampliar a produtividade de pequenas empresas, sendo que o governo ainda quer que a IA ajude a evitar catástrofes naturais ao cruzar dados climáticos.
Em conversa com a imprensa, Lula disse:
Tem que colocar no papel o que nós queremos, o que o Brasil pode fazer, ou o país vai ficar a reboque do que sobrar, do que os outros países fizerem. Temos que pensar em como essa tecnologia vai resultar na qualidade no emprego do povo brasileiro, em quantas milhões de pessoas podem ficar marginalizadas se não forem preparadas nesse novo modelo.
O texto também trará as primeiras diretrizes que serão usadas para regulamentar o uso da IA no Brasil, algo que poderá ser incorporado por projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional.
Comentários