LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11 finalmente está instalado em 3 a cada 10 dispositivos com sistema da Microsoft

02 de agosto de 2024 11

O Windows 11 está ganhando espaço no mercado, e conquistou um novo recorde de market share em julho de 2024, segundo dados coletados pelo Statcounter. Pela primeira vez desde seu lançamento em 2021, o software está instalado em cerca de 3 em cada 10 dispositivos que executam algum sistema operacional da Microsoft.

Dados coletados por rastreadores da web indicam que o Windows 11 saltou de 29,75% para 30,83% de market share entre junho e julho de 2024, crescendo 1,08 pontos percentuais. Embora ainda seja a versão mais popular do sistema operacional, o Windows 10 caiu de 66,4% para menos de 65%. Compare no gráfico a seguir:

Julho marcou o terceiro mês consecutivo em que houve uma expansão da participação de mercado do Windows 11 em detrimento do Windows 10. Esse fenômeno pode ser justificado pelo bom desempenho comercial do mercado de notebooks e desktops no 3º trimestre, uma vez que novos computadores saem da fábrica executando o Windows 11.

O Windows 10 e Windows 11 são, nessa ordem, os sistemas operacionais mais populares da Microsoft. As versões mais antigas já não são mais suportadas e não recebem qualquer atualização de segurança, portanto, sua base instalada permaneceu sem grandes mudanças nos últimos meses. Veja o market share de cada versão:

  1. Windows 10: 64,99%
  2. Windows 11: 30,83%
  3. Windows 7: 3,04%
  4. Windows 8.1: 0,42%
  5. Windows XP: 0,38%

O Windows 11 teve um crescimento muito lento em relação ao antecessor. Para comparar, em seus três primeiros anos de lançamento, o Windows 10 já estava presente em quase metade dos computadores que executavam o software da Microsoft. Já o Windows 11 ainda não consegue ameaçar a liderança do antecessor.

A Microsoft agendou o fim do suporte do Windows 10 para outubro de 2025 — pouco mais de dez anos após seu lançamento. Isso significa que ele deixará de receber atualizações de segurança, deixando computadores mais expostos a problemas e novos tipos de ataques de malware, caso não atualizem para o Windows 11.

(Imagem: Reprodução)

No entanto, muitos ainda preferem a versão mais antiga do sistema operacional. Em 2023, usuários chegaram a iniciar uma petição para que o suporte da plataforma não seja encerrado em 2025, apontando que milhões de computadores poderiam ficar obsoletos e, eventualmente, transformarem-se em lixo eletrônico.

Ofertas em notebooks com Windows 11
Veja mais!


11

Comentários

Windows 11 finalmente está instalado em 3 a cada 10 dispositivos com sistema da Microsoft
  • coitado dos computadores

      • Win 11, pior SO, por isso fui de vez pro Linux... Ate hj no win 11, desde o xp onde desinstala os programas é retalhado a tela, não tem modo escuro e até hj parte do win xp, vista, 7, 8,8.1,e 10 e ainda no 11, é no 12 prevejo msm coisa... Prometeram e não compriram app Android no 11.. Ondo só rodou no tio Sam e o resto do mundo nada.. Microsoft só foca em IA agora...

          • O pessoal esta certo em pedir a extensão do suporte afinal disseram que o Windows 10 seria ultimo e definitivo e até hoje apesar das inumeras a tem atualizações tem problemas.

              • Uma máquina usando o W10: esforço mínimo, mesmo com os famosos processos do sistema. Seu hardware fica de boa.
                Uma máquina usando W11. O sistema PARADO parece que já está executando um jogo, e o triplo de processos rodando junto.
                O w11 é uma beta, igual foi o w10 no lançamento em 2015. Só que o w11 tá muito mais "chato". Fatos!

                • Quase 3 anos para atingir 30% do mercado!
                  Oficialmente um fiasco como era de se esperar, assim como foi com o Windows 8 e 8.1.
                  Ela sabe que terá de lançar um sistema que preste depois desse sistema de testes lançado em 2021, para que seus clien5possam finalmente migrar e usar sem receios

                    • Não é porque o sistema é um fiasco, é devido às exigências de hardware do Windows 11 (leia-se chip TPM 2.0). Se fosse gratuito e fácil como foi do 7 pro 10, pode ter certeza que o Windows 11 já estaria bem próximo, senão ultrapassado o 10

                        • É verdade que os requisitos ajudaram o windows 11 a ser um grande fiasco, mas tem muita gente como eu que não quer de jeito nenhum se estressas com um novo sistema operacional bugado, que pode ficar atualizando e bugando, se tem disponível o windows 10 bemmm mais estável.
                          Assim como eu, grande parte daqueles cujo Pc atende todos os requisitos do windows 11, preferem continuar no windows 10, pelo mesmo motivo que preferimos continuar. O windows 7 enquanto a Microsoft divulgava e incentivava fortemente o uso do windows 8 e do 8.1, e só saí do 7 direto para o windows 10

                            • Mais esse negócio aí, é fácil de burlar.
                              Problemas que Windows 11 é bem bugado.

                            • Dificilmente teria uma segunda vez

                                • Eu uso Windows 11 aqui em casa.

                                    Economia e mercado

                                    Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                    Android

                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                    Android

                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                    Windows

                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos