Google 05 Ago
A semana mal começou e já está ruim para o Google, que foi recentemente declarado culpado de monopolizar, de maneira ilegal, o mercado de mecanismos de busca, segundo a decisão do Juiz Amit P. Mehta, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia. A decisão judicial conta com 286 páginas no total.
Segundo as informações do processo, o Google havia pago US$ 26 bilhões a marcas de smartphones e navegadores da web para fazer do seu mecanismo de busca uma opção padrão para todos, o que por sua vez impediu completamente que seus concorrentes, como Bing, tivessem chance de ganhar alguma posição no mercado.
O Juiz também esclareceu em suas decisões que o Google não possui um monopólio no mercado de publicidade em mecanismos de busca, pois como é observado, a Amazon e o Walmart atualmente oferecem publicidade relacionada a buscas em seus próprios sites.
Porém, é dito que o Google conta com monopólio sobre anúncios de textos de busca que costumam aparecer no topo da página de resultados de uma pesquisa.
Esse é um caso histórico de antitruste, pois em mais de duas décadas, essa é a primeira vez que um Tribunal Distrital dos EUA considera uma empresa de tecnologia, ainda mais como o Google, culpada.
Apesar do juiz ainda não ter anunciado quais serão as mudanças que a empresa deverá cumprir a partir de hoje, o Google já tem oferecido aos usuários do Android nos EUA uma opção de escolher um mecanismo de busca na hora de configurar um novo dispositivos.
É possível também que haja uma separação do negócio de buscas de outros produtos da Alphabet Inc, como Android ou Chrome. Caso seja aprovado, essa será a maior cisão forçada de uma empresa deste 1984, que foi quando a AT&T sofreu o mesmo e teve que vender parte de seus negócios para empresas telefônicas independentes.
Como dito antes, essa não está sendo uma boa semana para o Google, visto que ontem surgiu a possibilidade da empresa ser bloqueada na Rússia.
Comentários