Economia e mercado 06 Ago
A Intel foi processada por acionistas após resultados decepcionantes na venda de chips e também queda acentuada na Bolsa de Valores. A ação coletiva acusa a administração da empresa de "ocultar fraudulentamente problemas" que a levaram a apresentar resultados fracos.
Além disso, os acionistas dizem que não sabiam que a empresa iria cortar 15 mil funcionários e suspender seus dividendos, uma vez que a administração da Intel tem ocultado informações relevantes do mercado.
O processo também está sendo movido contra o presidente-executivo da empresa, Patrick Gelsinger, e o diretor financeiro, David Zinser, sendo que ele será julgado pelo Tribunal Federal de São Francisco, na Califórnia.
Os advogados que representam os acionistas dizem que eles não foram comunicados de que o negócio de produção de chips estava custando bilhões de dólares a mais do que estava no balanço da empresa.
Eles ainda acusam a Intel de "inflar" o preço das ações ao fazer declarações "materialmente falsas ou enganosas" ao mercado, algo que fez a empresa perder US$ 32 bilhões em um único dia "quando a verdade foi revelada".
Por enquanto, não há previsão para que o caso seja julgado na Califórnia e a Intel não se pronunciou sobre o assunto.
Ainda assim, os acionistas também estão irritados com as atitudes do CEO da empresa, que tem usado a rede social X para postar versículos bíblicos.
Comentários