23 Agosto 2024
O Plantão TC está no ar com as principais notícias e destaques do universo da tecnologia. Se você perdeu alguma novidade, não teve tempo de acompanhar o noticiário ou busca apenas um "resumão" de tudo o que rolou no mercado, aqui você vê tudo isso e muito mais.
Nesta edição, vamos destacar o iPhone 17 Air podendo ser lançado com apenas 5 milímetros de espessura e a possível chegada do Galaxy AI nos intermediários Galaxy A35 e Galaxy A55.
Além disso, tem também o Android 15 podendo ganhar uma barra de tarefas nos smartphones e a Xiaomi confirmando que o HyperOS 2.0 não deve facilitar a remoção dos anúncios.
Nesta semana, o código do Android 15 beta 4 revelou duas novidades que chamaram a atenção dos desenvolvedores.
Isso porque o sistema operacional pode ter uma versão reduzida da barra de tarefas dos tablets dedicada a smartphones.
Assim, o usuário poderá acessar aplicativos abertos recentemente com apenas um gesto a partir da barra de navegação na área inferior da tela.
No entanto, no vídeo de demonstração é possível notar que o recurso ainda não está finalizado, principalmente as animações, algo que pode fazer com que ele fique para o Android 16.
Ainda no beta do Android 15, o Google também está implementando um novo design para as notificações quando o usuário está vendo vídeos ou jogando.
O sistema deve apresentar uma versão mais simples, ocupando menos espaço na tela e evitando distrair o usuário. Mas, assim como a barra de tarefas, só o tempo dirá se esse recurso estará disponível na versão final do sistema.
Em evento realizado na China, a Huawei oficializou o Nova Flip como o seu mais novo smartphone dobrável e acessível.
Contando com design que traz uma pequena tela externa de 2,14 polegadas integrada ao módulo de câmeras traseiro, o aparelho é fino e tem apenas 6,88 milímetros.
Além disso, a chinesa garante que o dispositivo é capaz de aguentar mais de um milhão de dobras graças a uma dobradiça ainda mais resistente.
Em especificações, temos tela principal OLED LTPO de 6,94 polegadas, que tem taxa de atualização de até 120 Hz, há chip Kirin, câmera principal de 50 MP, bateria de 4.400 mAh com carregamento de 66W e HarmonyOS.
O preço dele parte do equivalente a R$ 4.259 pela versão com 256 GB de memória e, por enquanto, não há previsão de lançamento do Nova Flip fora da China.
Nesta semana, um novo rumor revelou que o iPhone 17 Air deve ser o mais fino já lançado pela Apple, algo semelhante ao que ela fez com o iPad Pro que tem chip M4.
Além disso, a mudança de nome de Slim para Air faz parte de uma maior integração dos produtos da empresa, sendo que o iPhone 17 Air deve substituir o iPhone 17 Plus no catálogo de 2025.
Conforme alguns analistas de mercado, o iPhone 17 Air pode ter chipset Apple A19, tela de 6,6 polegadas e ilha dinâmica.
Além disso, esse smartphone deve chamar a atenção por ter apenas 5 milímetros de espessura. A título de curiosidade, o iPhone 17 Air deve ser mais fino que o iPhone 6 - que já foi o mais fino da Apple no passado - e tinha 6,9 milímetros.
Rumores ainda indicam que o iPhone 17 Air deve ter câmera traseira principal de 48 MP e frontal de 24 MP, sendo que o seu preço deve custar o equivalente a R$ 5.780.
Mas é claro que estamos falando de um rumor. Logo, vamos esperar para ver se mais detalhes do iPhone 17 Air vazam.
Na última semana, a China sediou um evento para exposição de games e muitos jogadores notaram que a PlayStation era a principal parceira dos desenvolvedores.
Nas palestras, eles ainda destacaram que estão muito felizes com a colaboração da Sony, pois a empresa ajuda ativamente a promover os jogos dentro e fora da China, mesmo que eles não sejam exclusivos.
Um desenvolvedor, que pediu para manter sua identidade em anonimato, enfatizou que os especialistas da Sony estão ativamente os ajudando não só com a optimização dos jogos para o PS5 como também para o PC.
Ao ser questionado sobre a preferência pelo PlayStation, o desenvolvedor afirma que o Xbox é uma plataforma sem demanda, especialmente na Ásia.
Além disso, o desenvolvedor afirma que o ecossistema Xbox se mostrou muito complexo para a publicação de jogos, o que faz com que ele não seja uma opção atraente para os estúdios.
Apesar de ser uma fala simples, isso já foi o suficiente para deixar muitos fãs do Xbox irritados com as declarações do desenvolvedor.
O Samsung Galaxy S24 FE está na iminência de ser lançado. Isso porque o smartphone já foi listado na página de suporte da fabricante coreana na França.
Por enquanto, não foram reveladas as especificações, mas o aparelho provavelmente será lançado com chipset Exynos 2400, câmera de 50 MP e tela AMOLED.
Além disso, ele também pode ter bateria de 5.000 mAh, com carregamento de 25W, Android 14 rodando sob a One UI 6.1.1 e variantes com 8 GB de RAM e 128 GB, 256 GB ou 512 GB de memória.
Por ora, a Samsung não comenta o assunto.
Um representante da Xiaomi confirmou que a empresa não vai facilitar o processo de desabilitar os anúncios que costumam aparecer no HyperOS. Antes, alguns vazamentos apontavam que isso poderia acontecer na versão 2.0 do software.
Contudo, a Xiaomi promete apenas reduzir o número de aplicativos pré-instalados e a quantidade de anúncios que aparecem na interface, deixando de lado a ideia de colocar uma opção que desabilita tudo de uma só vez.
Com isso, caso o usuário queira desabilitar os anúncios, vai ter que continuar explorando as configurações por conta própria com diversas etapas.
Isso porque é preciso encontrar o obscuro aplicativo MSA nas configurações e, em seguida, explorar as configurações individuais do aplicativo, como Gerenciador de arquivos, Música e Downloads, para eliminar todos os anúncios indesejados.
Infelizmente, não será desta vez que a Xiaomi atenderá o clamor do público, uma vez que a empresa sabe que a grande maioria vai desabilitar os anúncios e reduzir suas receitas com publicidade.
Os Samsung Galaxy A35 e Galaxy A55 podem receber os recursos de Inteligência Artificial na próxima atualização da One UI.
Segundo um portal, fontes internas revelaram que a Samsung pode usar a One UI 6.1.1 para liberar alguns recursos da suíte Galaxy AI nos celulares intermediários.
Ou seja, caso o rumor se confirme, os Galaxy A35 e A55 podem ganhar os recursos em outubro deste ano, uma vez que a One UI 7.0 só deve ser liberada em dezembro.
Por outro lado, nem todas as funções da Galaxy AI devem ser lançadas para os Galaxy A35 e A55, pois eles não são equipados com chips topo de linha e a inteligência artificial exige grande poder de processamento em algumas atividades.
No momento, não temos a lista completa de recursos que serão liberados e tampouco um posicionamento da Samsung, mas a chegada da IA aos smartphones intermediários deve animar muita gente e tornar os aparelhos da marca ainda mais atrativos.
Comentários