Economia e mercado 08 Ago
Atualização (14/08/2024) - GS
A Apple Intelligence promete ser um grande ponto de virada para os próximos iPhones, mas como sabemos, nem todos os dispositivos terão acesso aos recursos desta tecnologia, o que também servirá de incentivo para que os usuários façam upgrade para os novos iPhone 16.
Os pré-requisitos para rodar a Apple Intelligence em um dispositivo incluem a quantidade de RAM e a capacidade de Motor Neural. Essas exigências podem explicar o motivo das funções só estarem disponíveis inicialmente para os modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, já que ambos possuem 8GB de RAM e o chipset A17 Pro. Anteriormente, surgiram rumores de que a Apple Intelligence também estaria disponível no vindouro iPhone SE 4, mas um código vazado do macOS 15.1 Sequoia Beta revelou que isso pode não acontecer.
Em uma série de linhas de códigos encontrada no macOS 15.1 Sequoia Beta, o usuário @aaplpro mostrou um pequeno trecho delas no X que conta com um total de oito dispositivos que provavelmente terão suporte à Apple Intelligence. Cada iPhone conta com um identificador único, e vendo como o iPhone SE 3 foi reconhecido pelo iPhone14,6, o vindouro iPhone SE 4 provavelmente possui o identificador iPhone15,6. Infelizmente, esses detalhes não estão presentes no post abaixo, indicando que o modelo mais acessível, que chega em 2025, pode não ter acesso aos recursos de IA.
Quanto aos modelos que terão suporte à Apple Intelligence, o código revela os identificadores iPhone17,1, iPhone17,2, iPhone17,3, e iPhone17,4, sinalizando que os recursos aprimorados chegarão para todos os modelos da linha iPhone 16. A família iPhone 17 também foi mencionada no código vazado e podem ser identificados como iPhone18,1, iPhone18,2, iPhone18,3, e iPhone18,4. A Apple supostamente adicionou 12GB de RAM no iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max, o que não só permite que os usuários realizem multitarefas de forma simplificada, como também abre caminho para mais possibilidades com a Apple Intelligence.
Согласно данным, полученным из кода macOS 15.1 Sequoia beta, грядущий iPhone SE4 может не получить поддержку Apple Intelligence
— Apple Pro (@aaplpro) August 14, 2024
Apple не указывает поддержку этой моделью ИИ фишек. Возможная причина – 6 ГБ оперативной памяти внутри iPhone SE4, вместо минимальных 8 ГБ.#слухи pic.twitter.com/O00cDMFRpf
Com base nessa evidência, é possível que o iPhone SE 4 venha embarcado com 6GB de RAM e não com 8GB. Mesmo que ele conte com o shipset A18, o mesmo do iPhone 16 e iPhone 16 Plus, que conta com um Motor Neural, isso não será suficiente para rodar as funções de IA.
E aí, será que a Apple vai deixar esses recursos tão limitados assim?
Texto original - 11/08/2024
Em novo relatório publicado neste fim de semana, o analista Mark Gurman, da Bloomberg, reforçou que o futuro iPhone SE 4 deve ser lançado no "início de 2025".
Esse smartphone deve ser oficializado com tela OLED de 6,1 polegadas e corpo de iPhone 14, marcando uma "grande atualização" em relação ao modelo de 2022.
Além disso, a Apple pode incluir no iPhone SE 4 alguns recursos de Inteligência Artificial da suíte Apple Intelligence, fazendo com que essa seja a forma "mais acessível" de obter as novas funcionalidades no catálogo da empresa de Cupertino.
O preço esperado para o aparelho é de US$ 500, algo em torno de R$ 2.754.
Contando com câmera única na traseira, o iPhone SE 4 também deve trazer Face ID para reconhecimento facial dos usuários, mas ele ainda esconderá os sensores no tradicional entalhe.
Assim, quem quiser usar os recursos de ilha dinâmica precisará comprar um iPhone 15 ou iPhone 16, sendo que dificilmente o modelo SE também terá o novo botão de ação.
Na prática, essas diferenciações devem fazer com que a Apple consiga atender a todos os públicos, deixando claro que o SE ainda será um aparelho limitado.
Por enquanto, a Apple não se manifesta sobre esses vazamentos. Assim, tudo deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado, uma vez que, para rodar os recursos de IA, o iPhone SE precisaria ter ao menos o chipset Apple A17 Pro.
Comentários