Economia e mercado 15 Ago
A Apple anunciou hoje que liberará o uso do NFC para aplicativos de terceiros em 6 países além da Europa, onde ela foi obrigada a tomar esta atitude pela Lei de Mercados Digitais. Dentre os países com acesso permitido ao NFC do iPhone estão o Brasil, Estados Unidos, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido.
Segundo a Apple, o acesso aos aplicativos será liberado com o lançamento do iOS 18.1, quando aplicativos poderão usar o NFC e o sistema de segurança Secure Element (SE) para realizar as seguintes operações:
- Pagamentos por aproximação;
- Passe de bilhete de transporte público;
- Pagamentos com cartões de fidelidade e recompensas;
- Identificação de carteira estudantil;
- Identificação para identidades governamentais;
- Chaves inteligentes de veículos, casas e hotéis.
Isto significa que os usuários poderão definir outro aplicativo como o padrão para realizar pagamentos no iOS 18.1, pois atualmente todos são forçados a usar a Wallet da própria Apple.
Para usar estas funções com o NFC e o SE do iPhone, os desenvolvedores devem utilizar as APIs para integrá-las ao seu aplicativo. Além disso, eles devem pagar uma taxa pelo uso do sistema da Apple.
A Apple não respondeu se abriu seu sistema de pagamentos para evitar conflitos com o Banco Central do Brasil, o que ocorreu com a Meta ao lançar o suporte para pagamentos dentro do WhatsApp.
Comentários