Segurança 09 Ago
O Appfigures liberou recentemente o relatório 2024 Streaming App Industry, que nos traz um panorama geral do mercado de streamings de vídeo. De acordo com o relatório, os consumidores ao redor do mundo desembolsaram a bagatela de US$ 2,1 bilhões nesse tipo de serviço, somente no primeiro trimestre de 2024.
Nos últimos anos, muitos usuários têm sofrido com o surgimento de diversas plataformas de streaming de vídeo, o que faz com que os catálogos fiquem cada vez mais fragmentados, de modo que os usuários precisam desembolsar um alto valor mensal se quiserem ter acesso aos principais lançamentos de cada serviço. Para piorar a situação, as plataformas parecem ter perdido a "vergonha na cara" e estão aumentando exponencialmente os valor das assinaturas de uma forma desenfreada, o que faz com que os consumidores tenham que escolher quais serviços manter.
Segundo os dados do Appfigures, que combina informações obtidas através da App Store da Apple e da Play Store do Google, o mercado de streamings de vídeo se mostra extremamente rentável, com os consumidores investindo mais de 2 bilhões de dólares nesses serviços em um período de três meses.
A pesquisa mostra que esses aplicativos vêm recebendo mais de 100 milhões de downloads a cada trimestre, representando 52% de toda a receita gerada para a categoria “entretenimento” no último trimestre reportado.
Conforme confirmado pelo gráfico abaixo, o mercado de streaming tem crescido desde o início da pandemia de COVID-19, tendo uma queda no último trimestre de 2021, quando os usuários começaram a retomar suas rotinas pré-pandemia, mas voltando a crescer em seguida.
O gráfico mostra uma tendência que vai contra o crescimento de aplicativos de streaming de música ou vídeos curtos. Segundo o relatório, isso se deve à chegada de novos serviços que continuam sendo lançados no mercado, o que faz com que os consumidores se sintam motivados a experimentá-los.
A pesquisa também revela quais são as plataformas mais populares nos Estados Unidos durante o primeiro trimestre de 2024. Como podemos ver, a Max já supera a Netflix por mais de 1,4 milhão de usuários, com a gigante vermelha em segundo lugar, seguida pelo Paramount+.
A grande surpresa é ver a Disney+ e Hulu tão abaixo na lista dos mais baixados, mostrando que o Mickey está com problemas para emplacar seus serviços entre os norte-americanos. Em contrapartida, a Disney+ é a segunda plataforma mais rentável, o que ajuda a equilibrar a balança.
E você, contribuiu para os lucros das plataformas de streaming?
Comentários