11 Julho 2023
Desde o seu lançamento em 2007, o Tumblr passou por diversas mudanças, e agora está prestes a enfrentar mais uma: os mais de meio bilhão de blogs da plataforma serão migrados para o WordPress. Mas não precisa se assustar, tudo deverá permanecer igual.
Em um comunicado emitido na última quinta-feira (28), a Automattic, empresa proprietária do Tumblr (e do WordPress), anunciou a migração. Com ela, o back-end do Tumblr será executado na plataforma do WordPress.
Segundo o informe, o plano é migrar o back-end para o WordPress para que a Automattic seja capaz de desenvolver simultaneamente recursos para implementação em ambas as plataformas. Assim, o Tumblr poderá ter acesso a estrutura mais robusta do WordPress ao mesmo tempo que tem recursos de código aberto implementados de forma ágil.
De acordo com a própria Automattic, a mudança não afetará a experiência do usuário de nenhuma das duas aplicações. O WordPress seguirá com a sua proposta de ser uma plataforma para blogging mais poderosa e personalizável, e o Tumblr continuará trazendo uma experiência simplificada, semelhante ao X (ex-Twitter) ou Threads.
"Adquirimos o Tumblr para aproveitar suas diferenças e pontos fortes, não para diluí-lo. Amamos a experiência de postagem simplificada do Tumblr e a atual direção do produto. Não estamos mudando isso. Estamos falando sobre executar o back-end do Tumblr no WordPress. Você nem perceberá a diferença do lado de fora."
Apesar de ressaltar que a movimentação é “uma das maiores migrações técnicas da história da internet”, a empresa não divulgou os detalhes e nem o período que será necessário para concluir o processo de migração.
Desde a aquisição do Tumblr em 2019 por irrisórios 3 milhões de dólares, a Automattic tem feito uma verdadeira dança de cadeiras dentro da companhia, inclusive movendo pessoal técnico para outros projetos. De qualquer forma, a migração demonstra que a empresa ainda tem planos ambiciosos para a plataforma.
Comentários