04 Outubro 2024
O Plantão TC está no ar com as principais notícias e destaques do universo da tecnologia. Se você perdeu alguma novidade, não teve tempo de acompanhar o noticiário ou busca apenas um "resumão" de tudo o que rolou no mercado, aqui você vê tudo isso e muito mais.
Nesta semana, vamos destacar o lançamento do Samsung Galaxy A06 no Brasil e o design vazado do Xiaomi 14T antes do anúncio oficial.
Além disso, tem também imagens reais do Pixel 9a, o ranking com os celulares mais vendidos na América Latina e o banimento do X (ex-Twitter) após ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os novos Xiaomi 14T e 14T Pro tiveram mais detalhes vazados nesta semana. Conforme imagens publicadas nas redes sociais, os aparelhos devem ter uma mudança interessante no bloco de câmeras, uma vez que ele será quadrado e contará com três sensores e flash LED separados por anéis.
Além disso, o Xiaomi 14T deve ter uma pintura fosca na traseira, algo pensado para diminuir o excesso de marcas de dedos.
No campo das especificações, os novos Xiaomi 14T e 14T Pro devem ter telas AMOLED com taxa de até 144 Hz e resolução 1,5K.
Fontes indicam que o Xiaomi 14T tem chipset MediaTek Dimensity 8300 Ultra, enquanto o Pro adota o Dimensity 9300 Plus.
Eles ainda devem ter câmera traseira principal de 50 MP, sensor ultrawide, baterias na faixa dos 5.500 mAh, certificação IP68 e Android 14.
Conforme publicado nas redes sociais, o Pixel 9a deve adotar um visual bem diferente do restante da linha ao ter um módulo de câmeras menor e plano.
Além disso, dentro dele há dois sensores, enquanto o flash LED fica fora desse conjunto.
Também é possível ver que a tela será totalmente plana e terá bordas espessas ao seu redor, e o aparelho terá corpo com estrutura metálica, laterais retas com botões de volume e energia ao lado direito.
Um detalhe importante é que esse novo celular do Google deve ter o mesmo chipset Tensor G4 dos aparelhos principais, mas ele usará um modem mais simples, eliminando o recurso de SOS via satélite.
Além disso, fontes dizem que esse Tensor G4 será levemente capado, mas forte o suficiente para superar o chip da geração passada. No momento, o Google não comenta o assunto.
O Redmi Note 14 deve ser lançado a qualquer momento e, nesta semana, ele foi encontrado na FCC dos Estados Unidos.
Conforme dados preliminares, o Note 14 sai da caixa com chipset MediaTek Dimensity 6100 Plus, 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.
Além disso, ele deve ter ainda tela AMOLED com resolução até 1,5K, câmera principal com sensor de 50 MP, além de bateria na faixa dos 5.000 mAh com carregamento rápido de 33W.
O sistema operacional será o Android 14 e o Redmi Note 14 deve sair da caixa com interface HyperOS 1.0. Por enquanto, a data de lançamento segue incerta.
Após a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) indicar que deve lançar uma licitação para contratar um novo mensageiro para substituir o WhatsApp, o presidente Ricardo Cappelli deu mais detalhes sobre a iniciativa.
Em entrevista, ele disse que a nova plataforma é parecida com o WhatsApp, mas o serviço será inicialmente restrito aos servidores da agência, podendo ser expandido posteriormente para outros órgãos federais.
Além disso, Cappelli revelou que já recebeu mais de 10 empresas brasileiras interessadas em desenvolver a plataforma corporativa para troca de mensagens.
Mas, a vida do brasileiro comum deve seguir do mesmo jeito, uma vez que esse aplicativo será feito apenas para o governo por questão de "soberania nacional".
Em postagem compartilhada nas suas redes sociais da China, a Huawei confirmou que deve realizar um grande evento de lançamento no dia 10 de setembro.
Ou seja, um dia após a conferência da Apple que apresentará a linha iPhone 16, sendo que a apresentação da chinesa começa às 14h30 (3h30 da madrugada no Brasil).
Além disso, a fabricante chinesa confirmou que o grande destaque do evento será o primeiro celular de dobra tripla do mundo, sendo que o seu nome será Huawei Mate XT.
Cabe lembrar que o celular de dobra tripla deve ter tela OLED de 10 polegadas, chipset da linha Kirin 9 e bateria de grande capacidade, além de HarmonyOS.
A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o bloqueio do acesso à rede social X (antigo Twitter) nesta semana.
A ordem de suspensão da rede social em todo o território nacional foi emitida na última sexta-feira pelo ministro Alexandre de Moares após Elon Musk retirar a representação da rede social do Brasil.
Paralelo a esse processo, a Starlink, a operadora via satélite de Musk, entrou no caso e teve suas contas bloqueadas para pagamento das multas devidas pelo X.
Para o ministro Moares, as duas empresas fazem parte do mesmo grupo econômico.
Isso fez a Starlink se recusar a bloquear a rede social X, algo que poderia resultar na cassação da sua licença no Brasil. Mas, a empresa voltou atrás e implementou o bloqueio na última terça-feira.
Em lançamento realizado nesta semana, a Samsung iniciou as vendas do Galaxy A06 no Brasil.
O smartphone é dedicado ao público com orçamento mais apertado e traz design simplificado, sendo que, ainda assim, ele agora conta com leitor de digitais integrado para aumentar a segurança do usuário.
O Galaxy A06 ainda traz trela IPS LCD de 6,7 polegadas com resolução HD+, Plataforma MediaTek Helio G85, 4 GB de RAM, 128 GB de memória, câmera principal de 50 MP e bateria de 5.000 mAh.
O sistema operacional é o Android 14 e o preço no varejo parte de R$ 899.
Em relatório publicado nesta semana, a Counterpoint revelou que o Samsung Galaxy A15 4G é o smartphone mais vendido da América Latina no segundo trimestre deste ano.
O segundo colocado é o Galaxy A05, mas temos também o Redmi 13C 4G, Moto G24 4G, Moto G54, Moto G04, Redmi Note 13 4G, Galaxy A05s, A35 e iPhone 13.
Ou seja, a grande maioria dos celulares vendidos na nossa região são de entrada ou intermediários mais básicos, sendo que o iPhone 13 só está ali porque ele já barateou muito.
Até porque já estamos na iminência do lançamento do iPhone 16. Ainda assim, o pódio confirma a liderança da Samsung, com quatro dos dez mais vendidos. Já a Motorola é vice com três aparelhos e a Xiaomi aparece com dois representantes.
A expectativa para as próximas análises é que a lista passe a ser dominada por smartphones compatíveis com 5G, uma vez que as fabricantes estão dedicando esforços para ampliar a popularidade dessa tecnologia na América Latina.
Comentários