Apple 10 Set
Após uma longa batalha judicial entre a União Europeia e o Google e Apple, o tribunal superior da Europa comunicou as más notícias para ambas as empresas no mesmo dia. As duas gigantes da tecnologia, após perderem recursos, precisarão desembolsar valores bilionários para quitar algumas multas.
Segundo informações, a Apple é a que receberá a pancada mais forte, precisando pagar cerca de 13 bilhões de euros (aproximadamente R$ 80 bilhões em conversão direta), enquanto o Google pagará a quantia “mais baixa” de 2,4 bilhões de euros (cerca de R$ 14 bilhões).
A péssima notícia chega para a Apple um dia após o seu evento “It’s Glow time”, em que foi anunciado o seu novo smartphone, o iPhone 16, além de várias outras novidades, como recursos novos para o iOS 18, novas funções de monitoramento de saúde para o Apple Watch e também para o AirPods Pro.
Diferente do Google, a batalha judicial que a Apple tem enfrentado com a União Europeia se estende há 10 anos, por ter sidoa causada de obter vantagens fiscais consideradas injustas na Irlanda, que é onde fica localizada a sede oficial da empresa na Europa. Na época, Tim Cook, atual CEO da Apple, rejeitou o caso como um “lixo político”.
Porém, não acabou bem para a empresa, visto que o Tribunal agora considerou que "a Irlanda concedeu à Apple auxílio ilegal, que a Irlanda é obrigada a recuperar". Margrethe Vestager, a Comissária Europeia de Concorrência, comemorou a decisão em sua conta no X (antigo Twitter):
Hoje é uma grande vitória para os cidadãos europeus e para justiça fiscal. A Irlanda agora tem que liberar até 13 bilhões de euros em impostos não pagos.
Já no Google, a disputa judicial tem sido contra a Comissão de Concorrência da Europa, que por sua vez acusou a empresa em 2017 de usar sua ferramenta de comparação de compras como forma de favorecer os seus próprios resultados na pesquisa. Movimento esse que dificultava competição de rivais europeus menores.
Para se ter uma noção, a multa, na época, foi a maior de um caso antitruste que a UE havia emitido para uma única empresa. A intenção era mostrar como a União Europeia estava séria sobre as Big Techs não tomarem nenhuma vantagem na região.
Contudo, com o passar dos anos, a multa foi substituída por outra em uma acusação também contra o Google sobre o domínio do Android. Quando contatados, um representante da empresa falou que estavam decepcionados com o resultado.
Comentários