Tech 13 Set
A Intel deve apresentar novas placas-mãe com chipsets de série 800, como o Z890, em conjunto com sua próxima geração de processadores para desktops. Segundo novas informações divulgadas por fontes da indústria, essas placas-mãe deverão sair da fábrica com um perfil de energia padrão estabelecido pela gigante de hardware.
De acordo com o BenchLife.info, as placas-mãe com chipset Z890, que suportarão os novos processadores da família “Arrow Lake”, chegarão às lojas configuradas com o Intel Default Profile, um perfil de energia ajustado pela Intel. Isso significa que as fabricantes parceiras, como ASUS e Gigabyte, não poderão definir suas próprias configurações como padrão.
Caso as informações estejam corretas, as fabricantes de placas-mãe não poderão definir seus perfis de energia personalizados. No entanto, elas ainda poderão disponibilizar outros perfis selecionáveis pelos usuários na BIOS.
É possível que essa decisão tenha sido tomada após os casos de instabilidade dos processadores de 13ª e 14ª geração da Intel. Problemas nos microcódigos fizeram os chips operarem em tensões elevadas que gerou falhas irreparáveis. Alguns processadores sofreram danos irreversíveis, levando a fabricante a reembolsar seus consumidores.
Embora a principal causa da instabilidade seja uma falha do próprio design da Intel, os perfis de energia customizados das placas-mãe poderiam agravar os problemas. Desde então, a “equipe azul” lançou um patch que corrige o bug para evitar novos incidentes.
Fontes asseguram que a nova geração de processadores da Intel — que deve ser lançada com a nova nomenclatura “Core Ultra Série 2” em vez de “Core de 15ª geração” — não apresentam os mesmos problemas no microcódigo. No entanto, a Intel parece estar determinada a evitar qualquer tipo de imprevisto com o design de seus produtos.
É informado que, devido aos ajustes fundamentais para garantir a segurança dos novos processadores, a Intel pode adiar o lançamento de sua nova geração de hardware em uma semana. Rumores indicam que os modelos chegarão às lojas em 24 de outubro para rivalizar com a série Ryzen 9000 da AMD.
Comentários