Economia e mercado 24 Ago
Já imaginou ter a honra de caminhar, pelo menos de forma breve, no espaço? Essa é uma aventura que muitos desejariam e foi o que aconteceu com dois dos quatro tripulantes a bordo da missão Polaris Dawn, da SpaceX, agência espacial de Elon Musk. Esse momento histórico aconteceu hoje (12/09) pela manhã.
A missão é a primeira em que uma empresa privada leva civis ao espaço e permite que eles “andem” fora da espaçonave da viagem. Os “sortudos” da vez foram o bilionário Jared Isaacman, que financiou a aventura, e Sarah Gillis, a engenheira de operações espaciais da SpaceX.
O primeiro a experimentar esse momento foi Isaacman, que saiu da nave Crew Dragon para flutuar um pouco. O bilionário saiu da nave às 7h52 (horário de Brasília) e passou alguns bons minutos observando a vastidão do espaço e também o nosso planeta. Já Gillis, a engenheira, saiu após o retorno do primeiro passageiro, às 8h05.
Após viverem um momento que muitos fãs de astronomia desejam, ambos os passageiros já estavam de volta na cabine às 8h19. O momento foi registrado a uma distância de 700 km da Terra, conforme explicado pela SpaceX.
Ao sair da nave, Isaacman destaca que em "casa temos muito trabalho para fazer, mas, daqui, a Terra parece um mundo perfeito". A viagem com os quatro passageiros deve durar ao todo 5 dias. A tripulação foi lançada a partir da Kennedy Space Center, base da NASA localizada na Flórida (EUA).
O passeio espacial foi adiado por dois dias, pois as previsões meteorológicas eram desfavoráveis para a viagem. Inclusive, o passeio estava programado para começar às 3h24, mas sem muitas explicações, a SpaceX alternou o horário da preparação para às 5h55. Não deixe de conferir outras histórias sobre a SpaceX de Elon Musk.
Comentários