Economia e mercado 30 Ago
Atualmente, a Índia é um dos principais mercados de smartphone do mundo, o que faz com que o povo seja uma fatia importante para muitas marcas, mas por causa desse crescimento, o país está oficialmente investigando a Samsung, Xiaomi e vivo por práticas que são consideradas anticompetitivas.
Ao que tudo indica, essas empresas em questão fizeram parcerias com grandes sites responsáveis por comércio eletrônico, como a Amazon e a Flipkart, com intuito de vender certos smartphones apenas por meio deles. Por causa disso, as autoridades responsáveis da Índia estão fazendo uma investigação formal sobre a violação de leis de concorrência.
Basicamente, o problema de vender dessa forma faz com que apenas alguns modelos possam ser comprados por esses sites, limitando completamente os esforços competitivos de mercados locais e outras lojas na hora de fornecer o mesmo dispositivo.
Durante essa investigação, foram analisados dois relatórios extremamente detalhados, sendo um deles com 1.027 páginas, relatando a parceria de cinco fabricantes de smartphones com a Amazon, enquanto o outro contava com 1.696 páginas, em que abordava a parceria da flipkart com outras seis marcas no mercado.
As autoridades responsáveis também solicitaram os registros financeiros dos últimos três anos, incluindo o de 2024, para todas as empresas que estão sendo investigadas. Caso sejam consideradas culpadas no processo, as marcas precisarão pagar multas pesadas, além de reformular como operam comercialmente dentro da Índia.
É possível também que mais mercados passem a analisar esses tipos de acordos exclusivos da empresa, como o próprio Brasil. Vale destacar que, no ano passado, a Samsung liderou as vendas de smartphone na Índia, mas agora está em uma posição delicada sob os olhos do órgão regulamentador do país.
Comentários