Economia e mercado 25 Jun
Novos rumores afirmam que a ByteDance, proprietária do TikTok, estaria adquirindo e usando chips da Huawei para treinar sua inteligência artificial (IA). A parceria entre as duas chinesas pode ser uma tentativa de combater as restrições comerciais impostas pelos Estados Unidos.
Segundo fontes, os projetos de IA da ByteDance usavam chips da NVIDIA, mais precisamente, o H20 AI. Atualmente, a empresa que comanda o TikTok possui algumas aplicações de inteligência artificial, como um chatbot chamado Doubao, uma ferramenta de texto para vídeo chamada Jimeng e um app de edição de fotos chamado FaceU.
Com a mudança, essas e outras aplicações de IA da gigante chinesa seriam movidas por chips da Huawei. Segundo rumores, a empresa teria encomendado 100 mil chips Ascend 910B da fabricante de hardware para este ano, sendo 30 mil chips já entregues até o momento.
De acordo com o portal internacional Reuters, as duas empresas estariam colaborando para desenvolver e melhorar um modelo de IA personalizado. Porém, o motivo da parceria passa longe de ser apenas prático.
Devido a questões geopolíticas, tanto a ByteDance, como a Huawei – assim como outras companhias chinesas –, tem restrições de acesso a software e hardware de empresas americanas. Então, a mudança de fornecimento de chips pode ser uma tentativa de superar totalmente as restrições, desenvolvendo soluções regionais.
Ao estabelecer parceria com uma empresa chinesa, além de atuar nessa frente, a proprietária do TikTok pode obter chips mais novos, com capacidade de processamento maiores e mais rápidas, e mais bem orientadas as suas necessidades.
Comentários