Economia e mercado 06 Out
Períodos de promoção como o de Mega Ofertas da Amazon mostram como os preços de componentes de PC estão. Nesse sentido, os modelos RTX 4090 da NVIDIA parecem estar mais caras em comparação com algumas semanas atrás. Com especulações sobre encerramento de produção de alguns modelos, parece que algo do tipo já está acontecendo.
A Alemanha, por exemplo, é um mercado que tem vendido estoques menores de RTX 4090. Mas, isso parece está acontecendo em todo o resto do mundo e esse efeito não é tão incomum quando falamos de produtos da marca verde. Afinal, o cenário se repetiu com gerações anteriores de placas de vídeo RTX.
O modelo RTX 2080 Ti foi lançado no passado pelo preço inicial de US$ 1.199 (R$ 6.693). Quando nos aproximamos do final do ciclo de vendas desse exemplar, os preços continuaram elevados até que a transição fosse feita para as atualizações da família. Do mesmo modo, as variantes RTX 3090, RTX 3090 Ti e RTX 3080 também seguiram caras até a nova geração chegar.
Vale destacar que as últimas gerações de GPUs da NVIDIA também tiveram aumento de preços e redução nos suprimentos devido à escassez causada pela pandemia e pelos mineradores de Ethereum. Com isso, boas promoções nesse segmento de componentes de hardware para PC se tornaram raras.
A NVIDIA está perto de apresentar os novos modelos RTX 50, com as versões mais poderosas sendo anunciadas em 2025. Recentemente, as especificações das variantes RTX 5090 e 5080 foram vazadas e é possível que os produtos sejam revelados durante um painel da empresa na CES 2025.
Comentários