Apple 14 Out
Atualização (18/10/2024) - RS
A sétima geração do iPad mini foi lançada pela Apple essa semana com várias novidades, incluindo integração com o Apple Intelligence. Nesse sentido, tivemos a confirmação de algumas das principais especificações técnicas do tablet, visto que a maçã não costuma fornecer tantos detalhes com muita facilidade.
Segundo medição de desempenho feita pelo Geekbench, o novo aparelho da companhia foi lançado com 8GB de memória RAM, dobrando a quantidade adotada pela empresa no modelo antecessor, lançado em 2021. Do mesmo modo, é possível conferir alguns detalhes em relação ao nível de performance do dispositivo.
Os resultados da plataforma mostraram que o novo iPad Mini marcou 2.840 pontos em Single-Core, bem como 6.982 pontos em Multi-Core de CPU. Assim como mencionado em notícias anteriores, o modelo também vem com 5 núcleos de GPU do seu chip A17 Pro. Que foram capazes de marcar 25.895 pontos em Metal GPU.
Esses números todos colocam o dispositivo com desempenho acima da geração passada, o que fazem dele um upgrade interessante no quesito desempenho. Para se ter uma ideia, o iPhone 15 Pro usa o mesmo chip do novo iPad mini, mas possui um núcleo de GPU a mais. Provavelmente, o A17 Pro do tablet veio “capado”.
O iPad mini de 2021, por sua vez, carrega o chip A15 Bionic, com 5 núcleos de GPU. No Geekbench, ele marcou 2.121 pontos em Single-Core, 5.367 pontos em Multi-Core e 19.486 em Metal GPU. Portanto, a nova geração do aparelho representa um upgrade interessante em performance de gráfica e de processamento para diferentes tarefas.
A maior quantidade de memória RAM, por sua vez, deve ter sido implementada para que o modelo consiga lidar com os recursos de inteligência artificial. Recentemente, ele passou por um teste de velocidade de carregamento, que também chamou a atenção.
Matéria Original (17/10/2024)
Nesta semana, a Apple lançou a sétima geração do iPad Mini com o chipset A17 Pro, também presente no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Entretanto, há uma informação curiosa no site oficial da gigante de Cupertino.
Segundo a descrição do novo iPad Mini, ele utiliza uma versão inferior do A17 Pro com GPU de cinco núcleos, o que sugere um downgrade em relação à versão que equipa o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
Possivelmente, a versão com CPU de seis núcleos e GPU com cinco foi descartada por não ser potente o suficiente para os iPhones, mas a Apple tinha um lote grande demais para ser descartado e decidiu utilizá-lo no novo iPad Mini.
Como a Apple parou de fabricar o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max após o lançamento de seus sucessores, é provável que alguns chips dos celulares tenham sobrado e foram utilizados nos tablets.
Apesar de ter um núcleo a menos na GPU, o A17 Pro do iPad Mini 2024 deve dar conta do recado sem problemas. Inclusive, deve funcionar com a Apple Intelligence quando ela for disponibilizada com o iOS 18.1.
Em especificações, há tela de 8,3 polegadas, câmera traseira e frontal com 12 megapixels e suporte ao Wi-Fi 6E. O novo iPad Mini já está em pré-venda na Apple Store Brasil com preços a partir de R$ 5.999 na versão com 128 GB. O lançamento está agendado para 23 de outubro.
Comentários