LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPad mini 7: benchmark confirma 8GB de memória RAM e melhor desempenho de CPU e GPU

18 de outubro de 2024 2

Atualização (18/10/2024) - RS

A sétima geração do iPad mini foi lançada pela Apple essa semana com várias novidades, incluindo integração com o Apple Intelligence. Nesse sentido, tivemos a confirmação de algumas das principais especificações técnicas do tablet, visto que a maçã não costuma fornecer tantos detalhes com muita facilidade.

Segundo medição de desempenho feita pelo Geekbench, o novo aparelho da companhia foi lançado com 8GB de memória RAM, dobrando a quantidade adotada pela empresa no modelo antecessor, lançado em 2021. Do mesmo modo, é possível conferir alguns detalhes em relação ao nível de performance do dispositivo.

Os resultados da plataforma mostraram que o novo iPad Mini marcou 2.840 pontos em Single-Core, bem como 6.982 pontos em Multi-Core de CPU. Assim como mencionado em notícias anteriores, o modelo também vem com 5 núcleos de GPU do seu chip A17 Pro. Que foram capazes de marcar 25.895 pontos em Metal GPU.

Esses números todos colocam o dispositivo com desempenho acima da geração passada, o que fazem dele um upgrade interessante no quesito desempenho. Para se ter uma ideia, o iPhone 15 Pro usa o mesmo chip do novo iPad mini, mas possui um núcleo de GPU a mais. Provavelmente, o A17 Pro do tablet veio “capado”.


O iPad mini de 2021, por sua vez, carrega o chip A15 Bionic, com 5 núcleos de GPU. No Geekbench, ele marcou 2.121 pontos em Single-Core, 5.367 pontos em Multi-Core e 19.486 em Metal GPU. Portanto, a nova geração do aparelho representa um upgrade interessante em performance de gráfica e de processamento para diferentes tarefas.

A maior quantidade de memória RAM, por sua vez, deve ter sido implementada para que o modelo consiga lidar com os recursos de inteligência artificial. Recentemente, ele passou por um teste de velocidade de carregamento, que também chamou a atenção.

Matéria Original (17/10/2024)

Nesta semana, a Apple lançou a sétima geração do iPad Mini com o chipset A17 Pro, também presente no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Entretanto, há uma informação curiosa no site oficial da gigante de Cupertino.

Segundo a descrição do novo iPad Mini, ele utiliza uma versão inferior do A17 Pro com GPU de cinco núcleos, o que sugere um downgrade em relação à versão que equipa o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

Possivelmente, a versão com CPU de seis núcleos e GPU com cinco foi descartada por não ser potente o suficiente para os iPhones, mas a Apple tinha um lote grande demais para ser descartado e decidiu utilizá-lo no novo iPad Mini.

Como a Apple parou de fabricar o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max após o lançamento de seus sucessores, é provável que alguns chips dos celulares tenham sobrado e foram utilizados nos tablets.

Reprodução: Apple.

Apesar de ter um núcleo a menos na GPU, o A17 Pro do iPad Mini 2024 deve dar conta do recado sem problemas. Inclusive, deve funcionar com a Apple Intelligence quando ela for disponibilizada com o iOS 18.1.

Em especificações, há tela de 8,3 polegadas, câmera traseira e frontal com 12 megapixels e suporte ao Wi-Fi 6E. O novo iPad Mini já está em pré-venda na Apple Store Brasil com preços a partir de R$ 5.999 na versão com 128 GB. O lançamento está agendado para 23 de outubro.

Veja também

O Apple iPad mini está disponível na Amazon por R$ 8.422.
(atualizado em 13 de dezembro de 2024, às 04:12)

2

Comentários

iPad mini 7: benchmark confirma 8GB de memória RAM e melhor desempenho de CPU e GPU
  • Odeio essas coisas, se é um chip inferior, por menor que seja, tem que ter uma referência a isso, por exemplo chamar só de A17.

    Desde o iphone 13 a Apple faz isso, Apple bionic a15, mas os do modelo PRO eram mais potentes.

    Chip M2 do ipad air tem 9 núcleos de GPU contra 10 do ipad pro e macbooks... porém não tem diferenciação igual os M2 Pro e M2 Max... por menos que seja a diferença ela existe e é necessário essa diferenciação por não ser o mesmo produto.

    A Samsung faz isso, o exynos 2400 do S24FE é capado, e por isso eles chamam de Exynos 2400e, mesmo que a diferença serra irrisória e imperceptível, mas ela existe e fazem essa diferenciação.

    Apple deveria fazer a mesma coisa no mínimo em respeito ao consumidor que tem que saber que está levando menos

      • Ela não faz isso pq semrpe tratou o próprio consumidor como burro né, e eles apenas confirmam isso, já que maioria tem aquele discurso de "não quero ver números".

        Especiais

        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

        Software

        Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

        Tech

        PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

        Economia e mercado

        Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa